Cooperativas gaúchas crescem em 2022 mesmo com PIB em queda
Baixar ÁudioUm dos destaques foram as organizações agropecuárias
O cooperativismo se mostra forte e resiliente, mesmo com a queda do PIB gaúcho. É o que aponta uma prévia do relatório anual Expressão do Cooperativismo do Rio Grande do Sul 2023, do Sistema Ocergs. De acordo com o estudo, as cooperativas do ramo agropecuário apresentaram, em 2022, crescimento de 3,4% em seus ingressos e de 13,6% em suas sobras. A análise completa será lançada em junho deste ano.
“Isso significa que, mesmo enfrentando as consequências de uma forte estiagem, o cooperativismo agropecuário se sobressaiu. E buscamos fortalecer ainda mais nossos ramos, em linha com nosso planejamento estratégico, que prevê o faturamento de R$ 150 bilhões até 2027”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Os dados sobre a economia gaúcha foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do governo do Estado. O PIB estadual apresentou queda de 5,1% com relação ao ano de 2021. Em termos setoriais, a agropecuária caiu 45,6%, devido aos efeitos da estiagem, enquanto indústria e serviços cresceram, respectivamente, 2,2% e 3,7%.
Se preferir, ouça este conteúdo no player de áduio desta matéria.
Comentários