CIEE: prorrogação de contratos, ofertas, demandas e adequações na pandemia
Baixar ÁudioCIEE de Marau mantém 252 contratos ativos no primeiros semestre de 2021
Em 2020, ano em que se instaurava a pandemia do novo coronavírus, o CIEE - Centro de Integração Empresa Escola de Marau oficializou 228 contratos. Apesar das interferências da pandemia, a média de contratações se manteve estável, conforme afirma a assistente operacional, Cristiane Soares. Nos cinco primeiros meses de 2021, esse número subiu para 252, entre os quais 46 são de estudantes do Ensino Médio e 206 do Ensino Superior. “A maioria das vagas são ocupadas por estudantes do sexo feminino”, afirmou Cristiane à reportagem da Tua Rádio Alvorada.
A crise sanitária impôs a necessidade de mudanças operacionais no CIEE. Todo o processo, agora, ocorre por acesso online. A pandemia mudou também o perfil dos candidatos às vagas. Por conta da suspensão de algumas atividades, em áreas como a educação, por exemplo, oferta e demanda não se equiparam. “Muitos migraram para outras áreas e por isso, por vezes, sentimos dificuldade de encontrar interessados para determinadas funções, o que, antes da pandemia, não ocorria com tanta frequência”, explica a assistente.
As mudanças implicam, ainda, na prorrogação de contratos. “Em casos de empresas que tiveram as atividades suspensas, a contratação poderá ser prorrogada pelo mesmo período de tempo da suspensão, além dos dois anos, que é o prazo máximo para o estágio, com renovação a cada seis meses, afirma Cristiane. A extensão, no entanto, depende da concordância entre empresa, estudante e instituição de ensino.
Além dos estágios disponíveis para alunos com 16 anos ou mais e carga horária de 30 horas semanais, o CIEE mantém, ainda, o programa de aprendizagem. Segundo a instrutora Daniela Silvestre, a modalidade, que oferece vagas para candidatos a partir dos 14 anos, hoje, mantém inscritos 164 jovens de Marau, Nova Alvorada, Casca e Vila Maria. Também neste programa, os aditivos são implementados em casos de suspensão de atividades da empresa. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio ou acompanhe, também com imagens, no Facebook da Tua Rádio Alvorada.
Comentários