Imposto estadual da gasolina vai baixar em 2022
No Rio Grande do Sul, o índice de ICMS sobre os combustíveis é o mesmo desde 2016
Os gaúchos sentem no bolso os preços altos dos combustíveis toda vez que vão abastecer seus veículos. Boa parte do preço elevado é por conta do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, tributo estadual que eleva o preço em 30%. Ou seja, hoje você paga nas bombas R$ 1,90 só de imposto. No entanto esse tributo vai baixar em 2022. A partir de 1º de janeiro, o percentual cairá para 25%. Com esse novo índice, o preço seria R$ 0,32 mais baixo. No caso do Rio Grande do Sul, o ICMS sobre os combustíveis é o mesmo desde 2016.
Os preços do combustível são reajustados praticamente de forma semanal. Isso porque a Petrobras adota um cálculo chamado Paridade de Preços de Importação, aplicado desde 2016, no governo Temer. A intenção, com isso, é evitar que a estatal acumule prejuízo por não repassar aumentos de produtos que compra do Exterior, tanto petróleo cru quanto derivados, como a gasolina. A fórmula inclui a variação internacional do barril do petróleo, a cotação do dólar em reais, custos de transporte e uma margem definida pela companhia.
Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!
Comentários