Supermercados apostam em datas especiais para alavancar vendas de junho
Festas Juninas e Dia dos Namorados devele elevar o consumo de alguns produtos
Foto: Reprodução/Sellmore
Em um cenário de readequação dos hábitos de consumo dos gaúchos e de diminuição das margens para as empresas de varejo, as datas especiais são oportunidades importantes para os supermercados buscarem o crescimento das vendas. Pensando nisso, boa parte do setor supermercadista gaúcho já inicia o mês de junho no clima das Festas Juninas, que celebram, ao longo deste mês, Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).
Tradicionais no Nordeste do País, estas comemorações vêm se popularizando e ganhando força a cada ano no Estado, e, com isso, passam a integrar o calendário promocional de vendas de supermercados de menor porte. De acordo com dados apurados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto aos associados, o crescimento das vendas de itens típicos para estas festas deverá ser de 6% em relação às comemorações do período no ano passado.
Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, a procura dos clientes por canjiquinha, rapaduras e amendoim chega a aumentar 500% em relação aos demais meses do ano durante o período de Festas Juninas. Mais popular em outros períodos do ano, a pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 200%, enquanto a pipoca para panela, em 150%.
Também em junho, o setor prepara os estoques de vinhos, caixas de bombons e de flores para a chegada do Dia dos Namorados, a ser comemorado dia 12/06. De acordo com os dados apurados pela Associação, a chegada do frio também é comemorada pelos empresários do ramo supermercadista. De olho na previsão de baixas temperaturas, os supermercados também projetam um crescimento de 7% nas vendas de vinhos para o Dia dos Namorados deste ano, na comparação com a data de 2016. O setor prepara ainda a comercialização de 1,4 milhão de caixas de bombons para a data, número 5% superior ao ano passado.
Confira o vaivém das vendas no inverno, que inicia no próximo dia 21 de junho:
Sobem:
Sopas: +38%
Vinhos: + 30%
Carne com osso (para sopas): +30%
Carne suína: +20%
Chocolates: +15%
Massas: +12%
Pães e cucas: +3%
Caem:
Inseticidas: -45%
Carne sem osso: -30%
Cerveja: -24%
Frutas e verduras: -8%
Sabonetes: -5%
*Com informações da Agas
Comentários