BNDES confirma financiamento para construção de fábrica de etanol e farelo na região
Projeto, que havia sido anunciado ainda no ano passado, reúne elementos de inovação e bioeconomia, segundo o banco nacional
Foto: Reprodução/Be8
Um financiamento de mais de R$ 729 milhões para a Be8, empresa passofundense líder nacional na produção de biodiesel, foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, para a construção de fábrica de etanol e farelo a partir do processamento de cereais como trigo, triticale e milho, entre outros. A planta será erguida em Passo Fundo. Do total, R$ 500 milhões são provenientes do Programa BNDES Mais Inovação.
A usina será flexível para a produção de etanol anidro, que pode ser adicionado na gasolina, ou hidratado para o consumo direto, e terá capacidade de 209 milhões de litros/ano, o que equivale a 20% da demanda do Rio Grande do Sul, que hoje tem que importar o produto de outros estados. A nova fábrica vai processar 525 mil toneladas por ano de cereais para produção de etanol e farelo.
Com o projeto, a Be8 vai gerar cerca de 220 empregos diretos na fase de operação, após a conclusão da obra. Serão gerados também 700 empregos na implantação do programa, dando preferência à contratação de mão de obra local, promovendo o treinamento e a capacitação especializada para manutenção e operação da unidade.
A indústria terá autoprodução de energia elétrica com cogeração a partir de biomassa e a oferta de energia excedente será disponibilizada na rede de distribuição do município. Não haverá lançamento de efluentes líquidos, que serão utilizados para produção de vapor no processo de produção.
Comentários