Projeto “Gerações: uma viagem musical no tempo” foi apresentado em Marau
Viabilizado através da Lei Paulo Gustavo nº 195/2022, projeto contou a história de cinco décadas no Brasil através da música
A Casa da Cultura de Marau/RS foi palco nesta quinta-feira, 26 de setembro, do projeto "Gerações: uma viagem musical no tempo". Viabilizada pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), a apresentação gratuita uniu música e história, oferecendo à plateia um percurso de 1960 a 2000 pela música e sua relação com o contexto histórico, político, econômico e cultural do Brasil em cinco décadas.
Participaram do momento a professora e historiadora marauense Regiane Bortolotti, a jornalista e cantora, Kelly Regina Filippi, também proponente do projeto, e o empresário e músico, Niel Herckert. Regiane contribui com uma detalhada pesquisa histórica que compartilhou com o público, enquanto os músicos puderam expressar canções que marcaram época e como cada composição e letra tinha relação com a história do país.
“Trazemos ao palco alguns clássicos atemporais e permitimos que as pessoas pudessem se conectar num ambiente que proporcionasse uma ponte entre o passado e o presente. A música em seus diferentes estilos se funde com a história do país em vários momentos. Os artistas de cada época utilizavam da expressão artística para retratar a realidade, e esse tipo de canção quase não chega aos bancos escolares. E por que não oportunizar que a história seja contada novamente pelo viés da música?”, comentou Kelly.
Para a professora de história, Regiane Bortolotti, oportunizar esse evento à comunidade marauense foi importante para que através da riqueza da música brasileira, houvesse uma conexão significativa entre diferentes gerações”. “Os artistas brasileiros por muitas vezes escreveram sobre política, economia e mudanças na sociedade. Mas não só isso, além de descreverem a realidade, eles fizeram girar o motor da história, ditaram a moda, mudaram pensamentos e criaram movimentos culturais ”, colocou.
Artistas aclamados na MPB da década de 60, a música brega que ganha espaço em 1970, o rock brasileiro que acendeu em 1980, o pop nacional dos anos 90 e ainda o sertanejo que recebeu grande reconhecimento nos anos 2000, fizeram parte do repertório musical da noite. O projeto teve o apoio do Poder Público Municipal de Marau, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Comentários