Projeto de ensino da língua talian, implementado em Camargo, colhe bons frutos
Projeto ganha dimensões nacionais e internacionais
O currículo escolar das crianças que estudam na rede municipal de Camargo ganha uma nova matéria. Trata-se da disciplina do Talian. As crianças aprendem o dialeto, muito utilizado pelos imigrantes italianos que se estabeleceram na região, anos atrás.
O projeto, segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Samir Casagrande, resgata a cultura italiana, a fim de preserver a herança cultural. As aulas acontecem uma vez por semana com o intuito de apresentar uma base para as crianças da educação infantil e ensino fundamental. O projeto atrai olhares até mesmo de cidades italianas, como a de Isola Vicentina, localizada na província de Vicenza, que tem Gemellagio com a cidade de Marau. Além disso, o projeto tem sua confirmação para os próximos anos por parte da prefeitura e da pasta da Educação, que estreita laços com a cultura italiana, tão marcante no município, desde sua emancipação - cerca de 95% dos munícipes tem descendência italiana.
O projeto também se estende para outras oficinas ofertadas pelo município, como, o teatro e aulas de canto. E colhe bons frutos, com apresentações artísticas, como a peça desenvolvida pelos alunos apresentada na abertura da 7ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo.
Acesse o player de áudio e confira a entrevista com o secretário municipal de educação e cultura, Samir Casagrande.
Comentários