Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Casca passa a contar com Clube do Livro semanal e gratuito

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Grupo foi inaugurado na sexta-feira, 22/11

Iniciou na sexta-feira, 22/11, o “Clube do Livro (Autores Gaúchos em Evidência)” em Casca. O grupo busca valorizar escritores gaúchos de caráter regional e é iniciativa do acadêmico de Letras do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Thiago Nascimento. Os encontros são gratuitos e ocorrem, semanalmente, na Rua Alemanha, n° 302, Loteamento Jardim Europa. 

“As inscrições fecharam na sexta-feira, 22/11, porque, além de termos o coquetel de recepcionamento e de boas-vindas dos integrantes e participantes do Clube do Livro, será disponibilizada a primeira leitura que será feita dentro desse período de 30 dias”, explica Thiago. No momento da entrevista, essa era principal programação do grupo.  

Mas, para o Página Rosa, quadro de Cultura da Tua Rádio Alvorada, o Thiago antecipou que o projeto deve receber reabertura das matrículas. “Após terminar a leitura, a gente vai ter o recesso de fim de ano, de Natal e Virada do Ano. E, no dia 03/01/2025, nós teremos a abertura das inscrições novamente, aí, já para a segunda leitura que será realizada.” 

Uma leitura por mês 

O estudante de Letras explicou como funciona a dinâmica do clube. “Ele tem duração de doze meses. A cada mês, será lido um livro de um autor gaúcho, que já foi selecionado, que já foi escolhido.”  

“As leituras serão realizadas de duas formas: de forma individual e de forma coletiva”, conta Thiago. “A princípio, a gente vai disponibilizar em formato de PDF. Vai ser disponibilizado o livro para o participante. Ele vai poder fazer a leitura de forma individual – com um acompanhamento meu, claro, e de todo o grupo.” 

A leitura coletiva ocorre três vezes por mês. “A cada semana, vai ser lido um número ‘x’ de páginas. Dentro desse período de 30 dias, vão ser realizados três encontros, em três sextas-feiras, para a gente fazer uma leitura coletiva e, também, debater sobre o livro em questão.” 

Títulos programados 

A primeira obra anunciada para o clube do livro é “Macha”, de Claudia Tajes, publicado em 2019. A obra está centrada na personagem Celina, uma “mulher como qualquer outra”, que se vê metamorfoseada em uma criatura estranha após uma noite agitada de sono. Claudia é natural de Porto Alegre e atuou na publicidade e como colunista do jornal Zero Hora.  

E, claro, nós tentamos algumas informações antecipadas sobre as leituras previstas do clube. “Infelizmente, eu não vou poder te dar muitas informações acerca disso porque, assim como os livros não serão enunciados num primeiro momento, só quando for disponibilizado o livro no dia em si da leitura é que se vai ficar sabendo qual livro e qual autor, os autores também não serão enunciados.” 

O Thiago só anunciou uma dica ampla a respeito do que deve ser lido e discutido pelo grupo. “Eu já adianto que todos os autores que serão trabalhados no Clube do Livro podem ser considerados expoentes na literatura regional, mas, também, na literatura.” 

O surgimento do clube 

“Essa ação cultural só é possível graças ao edital FAIF Sul 45/2024, que é uma parceria entre o IFSul e, também, o Ministério Federal da Cultura (MinC), que buscava promover ações culturais em âmbito nacional”, contextualizou o estudante. “Conciliando com o meu interesse em promover uma ação cultural, um projeto cultural, eu me interessei por ele e submeti a minha proposta de intervenção cultural.”  

O projeto foi escolhido para ser colocado em funcionamento. “Partindo do meu interesse pela literatura e por destacar os grandes autores, os grandes nomes que nós temos aqui na região, e que são expoentes, não só da Literatura Regional, mas, também, em âmbito nacional.” 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais