Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Depósito 146 reabre com nova estrutura e evento de cinema

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Evento está marcado para ocorrer no próximo sábado, 02/09

No próximo sábado, 02/09, o Depósito 146, vai voltar a abrir – e de cara nova! O espaço independente de exposições passou por reformas para se adaptar a uma espécie de ateliê integrado. O Página Rosa esteve na galeria, fez alguns registros fotográficos do local e conversou com o “artista-residente”, idealizador e curador, Giovano Durante

“Agora, ele está com um aspecto mais estabelecido de funcionamento”, conta o artista, “vai ser um lugar para ter essas trocas coletivas e como expressão e representação de um processo criativo individual meu”. As reformas no espaço parecem ter deixado a estrutura mais ampla, apesar do maximalismo das obras expostas. 

As paredes também se preencheram com os quadros do acervo. Segundo Giovano, o local agora conta “com uma iluminação melhor, com uma ambientação já mais estabelecida com esse acervo do Depósito de obras, que foram sendo adquiridas de outros artista da região, e com a minha arte”. 

Além dos quadros e esculturas do próprio Giovano, o Depósito 146 também conta com as contribuições de outros 12 artistas independentes da região de Marau e Passo Fundo, além de Santa Catarina. O acervo conta com obras de Giulia Cittolin, Luz, Júnior Abraão, Mariin, Leticia Winkel, Felipe Fagundes, Daniela Lemes, Juno Trez, Julian Grunnup, Joana Biazus e Gabriela Alievi. 

A arte a partir dos artistas 

O evento da vez é “CineDepósito”, que tem como base a exposição do filme “Tatuagem”, de Hilton Lacerda – que tem classificação indicativa de 18 anos de idade. A ideia é que se crie uma dinâmica de cinebate após a exibição, falando sobre as temáticas do longa e sua relação com a vida de artista. 

“Talvez seja a melhor escolha que a gente possa ter”, afirma Giovano. 

Ele também traz detalhes sobre o enredo do longa-metragem. “Retrata um grupo de teatro no período da Ditadura Militar, aqui no Brasil, e como esse grupo tenta sobreviver de diversas formas possíveis – tanto da parte artística quanto social. Enfim, trata de diversos temas e camadas que abrangem o social em si e a arte.” 

A ideia é promover uma reflexão sobre o próprio conceito de arte. “Não a arte como algo, só, isolado e contemplativo. A arte como uma coisa que faz parte do nosso cotidiano, do nosso dia a dia. E como uma linguagem, uma forma de expressar o pensamento humano e a sensibilidade.” 

A exibição do filme começa às 20h. 

Um espaço para a música 

Como padrão, o evento também deve contar com uma outra atração popular: o palco aberto. “Ainda não temos nenhum artista confirmado, mas sempre tem o pessoal que costuma aparecer e colaborar, como o pessoal do Órbita Mente, o Rafael Vieira, a Luiza Tartari... Enfim sempre tem pessoas que costumam vir no evento e eles costumam colaborar.” 

Mas o espaço não se limita apenas à música. “Vai ser um palco aberto para quem quiser vir com propostas, também, tanto cênicas, ou de poesia”, explica Giovano. “Qualquer coisa, assim. É para ser bem aberto e a ideia é que role isso de o pessoal se sentir à vontade para se expressar de alguma forma.” 

O som no palco aberto está previsto para começar às 16h do sábado, 02/09. O Depósito 146 fica localizado na Rua Anchieta, n° 146.  


Você pode ouvir essa matéria acessando o player de áudio, logo acima da foto. O Página Rosa vai ao ar todos os sábados, às 9h30, no Programa Revista de Sábado. Você pode conferir todos os episódios acessando o link do podcast da Tua Rádio Alvorada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais