1° Fórum de Cultura define demandas para os próximos dez anos
Baixar ÁudioReunião ocorreu na noite desta segunda-feira, 24/04
A partir das 19h desta segunda-feira, 24/04, foi realizado o 1° Fórum de Cultura de Marau. O momento reuniu artistas, bem como atores culturais, educacionais e políticos para debaterem ideias e elencarem as propostas de cada um dos setores para o Plano Decenal de Cultura do Município.
O documento terá vigência de dez anos, independente da gestão à frente do Executivo, como explica a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Josiane Bedin. “Ele pode ser revisto a cada dois anos, através de uma conferência de cultura – mas é revisto, do tipo, prazos e espaços”, afirma, complementando que “essas ideias que a gente está levantando, elas permanecem ao longo de dez anos e nós temos que cumprir essas demandas ao máximo que a gente puder”.
O 1º Fórum é uma audiência pensada no que chega até a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). “Acontece que a gente tem bastantes demandas que vêm até nós e nós não temos isso documentado.” Com a reunião, essas ideias ficam documentadas.
Os grupos de cada campo do setor cultural se reuniram em durante 45min para entender o que já está disponível no município, quais as propostas de cada representante e possíveis caminhos de executá-las. Estiveram presentes seis setoriais:
- Artes Visuais, Artesanato, Literatura e Audiovisual.
- Teatro, Dança e Música.
- Jornais, Rádio, Comunicação Social e Tecnologia.
- Eventos de Produção Cultural.
- Entidades Tradicionalistas.
- Juventude.
A secretária de Cultura também antecipou quais devem ser os próximos passos para o Plano Decenal de Cultura. “As ideias são coletadas aqui no Fórum e, depois, serão apresentadas para o Conselho de Cultura, que vai acabar resumindo essas demandas e colocando no nosso plano, que vai ser [homologado] por decreto de lei do prefeito Iura.”
Comentários