O mundo através das lentes: exposição homenageia fotógrafos que contam a história de Marau
O evento segue até a sexta-feira, 26 de agosto
A Casa da Cultura de Marau está com a exposição fotográfica "O mundo através das lentes" até o dia 26/08. Nestes dias a população pode prestigiar as obras dos pioneiros da fotografia marauense, Getúlio Bassi e Fernando Soares, em homenagem preparada com o auxílio de suas filhas: Ângela Bassi e Laura Durante Soares, respectivamente. A exposição também conta com obras da fotógrafa Julia Marafon, com registros ligados à família e acontecimentos do dia a dia.
Em entrevista para a Tua Rádio, os artistas falaram sobre a importância da fotografia para a preservação da história e também para o registro do presente. Através da exposição de equipamentos antigos, o evento também traz uma reflexão sobre a evolução da tecnologia e das formas de se fotografar. A fotógrafa Julia Marafon destacou a importância de reconhecer esses meios e valorizar o novo, que surge através das possibilidades oferecidas pela tecnologia e que possibilita a fotografia, inclusive, através das lentes de um celular.
Como reforçou Fernando Soares, hoje, Marau tem diversos fotógrafos e espaço para todos eles, afinal, cada um tem um olhar diferente sobre os acontecimentos e todos podem ser apreciados. Além de diferentes e novas formas de expressar a fotografia, a exposição traz muita história. Como relembrou Angela Bassi - filha de Getúlio Bassi - o pai esteve presente em momentos importantes de Marau, um exemplo disso, é o registro da construção do Hospital Cristo Redentor, uma das obras expostas.
A exposição "O mundo através das lentes" segue até a sexta-feira, 26/08, na Casa da Cultura de Marau. A visitação pode ser feita das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Comentários