Com 15 grupos da região, VIII Encontro de Corais ocorre no sábado, 22/06
Baixar ÁudioMomento será na Casa da Cultura, a partir das 17h
No sábado, 22/06, o Coral Alegria Franciscana promove um final de semana de muita música folclórica! É o VIII Encontro de Corais, momento que ocorre a partir das 17h na Casa da Cultura e com participação de pelo menos 15 grupos.
“Iniciará com a animação da Banda Santa Cecília”, explica Roberta Bassani Federizzi, uma das integrantes do Alegria Franciscana. “Depois, nós teremos os corais das cidades de Casca, David Canabarro, Guaporé, Nicolau Vergueiro, Nova Prata, Passo Fundo, Protásio Alves, São Domingos do Sul, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Vila Flores e Vila Maria.”
O evento tem entrada franca e faz parte da programação da XXXV Festa Italiana de Marau. “Nas festividades da nossa Festa Italiana, o Coral Municipal Alegria Franciscana sempre realiza o Encontro de Corais ou Festival de Corais”, conta a coralista.
Roberta reforça o convite. “Estamos aqui para convidar a todo o povo marauense e região a presenciar o VIII Festival de Corais na Casa da Cultura e, depois, o jantar no CTG Sentinelas do Pago.”
Jantar de aniversário
Esse jantar pela ocorre após o Festival de Corais, em comemoração ao próprio aniversário do Alegria Francisacana. “Todos estão convidados”, explica Roberta. “O valor para adultos é de R$ 50,00 e, para crianças de sete a 12 anos, é de R$ 25,00. A venda dos ingressos, então, é com os componentes do Coral Municipal Alegria Franciscana.”
O momento ocorre no CTG Sentinelas do Pago e, também, terá um momento conjunto entre os corais. “Depois do jantar, acontece uma animação, uma festa muito bonita, uma integração com os coralistas, com os instrumentistas. Todos, animadamente, tocam, conjuntamente, os seus instrumentos.”
Cantos tradicionais
O ritmo é, principalmente, guiado pela música tradicional. “Todos [os corais] trazem o repertório variado, mas a música italiana sempre é a mais presente, pois ela promove a temática da nossa Festa Italiana”, Roberta descreve. “Todos têm a oportunidade de estar em contato com várias atividades. Nosso grupo promove um encontro voltado à música, especialmente, à música folclórica”
A música folclórica italiana, aqui, se refere aos cantos tradicionais vindos com os imigrantes italianos para o Brasil. É importante entender o surgimento do gênero para compreender suas principais características.
O estilo original era mais simples, sem instrumentos e com uma melodia uniforme, cantada como uma voz única. Eram cantigas sobre o dia a dia, principalmente, interpretadas durante o trabalho na lavoura ou a cozinha, ou religiosas cantadas nas festas de padroeiro, durante as missas da Igreja Católica ou nos filós.
Hoje em dia, alguns grupos conservam essa tradição, que passa a ser chamada de folclórica. Claro que, atualmente, há uma série de diferenças, em especial, relacionadas ao acompanhamento instrumental, que passou a ser utilizado com o passar do tempo, além do uso de mais vozes.
Comentários