Jornada Nacional de Literatura é cancelada
Universidade de Passo Fundo confirmou a informação por meio de nota
Foto: Divulgação
Após rumores na imprensa nacional, a Universidade de Passo Fundo confirmou, na tarde desta quarta-feira, 20/05, o cancelamento da Jornada Nacional de Literatura desse ano. A coordenaçãodo evento já comunicava a possibilidade da não realização desde o início da semana. A justificativa é falta de patrocínio para bancar o orçamento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.
Segundo Tânia Röesing, coordenadora das jornadas, mesmo empresas não afetadas pela crise, usaram a conjuntura financeira como desculpa para não patrocinar o evento. Governos Federal e Estadual também não teriam dado retorno aos organizadores, mesmo após o orçamento ser reduzido para quase R$ 2 milhões. A Jornada, seria realizada entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.
COMUNICADO
A Universidade de Passo Fundo tem, ao longo da história, marcado as suas ações pelo trabalho em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade. Nesse sentido, despendeu expressivos esforços a fim de garantir a realização de mais uma edição das Jornadas Nacionais de Literatura. No entanto, a conjuntura econômica nacional impõe um cenário de contenção e exige restrições de investimentos em atividades dos mais diferentes gêneros.
Desse modo, ante a incerteza desse momento, a realização de um evento de natureza tão grandiosa, não se mostra recomendado. Assim, a décima sexta edição da Jornada Nacional de Literatura e a oitava edição da Jornadinha Nacional de Literatura, previstas para o período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, ficam canceladas, bem como a nona edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e a décima quarta edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães.
A Universidade de Passo Fundo reafirma o seu compromisso com o propósito das Jornadas Nacionais de Literatura e com a movimentação cultural pela formação de leitores.
Passo Fundo, 20 de maio de 2015.
José Carlos Carles de Souza,
Reitor da UPF.
Comentários