Torcida é grande para os marauenses que participam da final do Enart
CTGs de Marau estarão representados no evento de arte amadora, que é o maior da América Latina
O Enart – Encontro de Artes e Tradição, acontece neste final de semana em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. De 19 a 21/11, em 11 palcos paralelos, 20 modalidades artísticas estarão em evidência: Danças tradicionais, Chula, Gaitas (gaita piano, gaita de botão até oito baixos, gaita de botão mais de oito baixos, gaita de boca e bandoneon), Violino ou rabeca, Violão, Viola, Conjunto instrumental, Conjunto vocal, Solista vocal, Trova galponeira, Declamação, Pajada, Concurso literário gaúcho, Causo gauchesco de galpão e Danças gaúchas de salão.
No total, participam mais de 6 mil concorrentes, dos quais 4 mil somente nas danças tradicionais. Os finalistas representam 30 regiões tradicionalistas do Estado, escolhidos a partir de três etapas eliminatórias realizadas nas cidades de Uruguaiana, Venâncio Aires e Marau. A Sétima Região Tradicionalista estará representada, nesta edição do Enart, por dezenas de concorrentes. Serão seis grupos de danças tradicionais e mais de 70 competidores individuais.
De Marau, o CTG Felipe Portinho compete na Força B, com a invernada adulta, na categoria gaita piano, com Lucas de Oliveira, no violino, com Mayumi Tramontina Katagiri, Violão com Ângelo Bedin, Intérprete Solista Vocal Feminino, com Josiane Terezinha Da Silva Bedin, Declamação Masculina, com Sidinei Antonio Richter, Kelvyn Eduardo Krug e Jaime Evaldo Schu, na Declamação Feminina, com Katia Hahn Schu e Ariane Cunha de Souza, e nas Danças de Salão, com Eduardo Fonini Lodi e Ariane Cunha De Souza e Leonardo Do Amarante Pinheiro e Letícia Antunes. O CTG Sentinelas do Pago é representado por Leonardo Andrade, na Declamação Masculina, e Wellington Bufon e Júlia Rigo, nas Danças de Salão.
O evento, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul. Também constitui uma oportunidade ímpar para promover o intercâmbio cultural e projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul em nível regional e estadual, abrindo perspectivas de amplitude além de nossas fronteiras. O Enart é uma apresentação da Secretaria de Estado da Cultura. Promoção e realização: Movimento Tradicionalista Gaúcho, Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Apoio: 5ª Região Tradicionalista e Erva-mate Barão. Patrocínio: Schin e Philip Morris. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Comentários