Vithória Lipp programa abertura de nova agenda de pinturas
Baixar ÁudioQuadros por encomenda poderão ser pedidos por volta de outubro
Um dos expoentes de uma nova onda de artistas visuais que vem se mostrando na comunidade marauense, a acadêmica de Psicologia, Vithória Lipp, deve abrir uma nova agenda de encomendas de quadros nos próximos dias. O anúncio veio em entrevista à Página Rosa, com previsão inicial para o décimo mês de 2023.
“No começo de outubro, eu vou estar abrindo a agenda para entregas finalizadas, de telas finalizadas e secas, aí para dezembro”, afirmou a artista. Ela ainda justificou essa antecedência na encomenda de uma pintura. “É justamente pensando pelo final do ano, por causa [de] que ela demora bastante para ser produzida. Se, por acaso, alguém tiver interesse em presentear alguém, seja no Natal ou enfim, está aí uma oportunidade bem bacana.”
Na bolha da pintura nas redes sociais, esse processo é chamado de comission – termo em inglês para “comissão”. O termo simboliza a ideia de “arte por encomenda”, geralmente pedida em um período específico.
Os quadros, claro, estão carregados da essência da artista – com uma textura característica de seus trabalhos. Mas há uma inspiração que guia o pincel.
Pinceladas pós-impressionistas
Analisando os quadros da Vithória, mesmo por fotos, dá para reparar nas pinceladas mais texturizadas, densas, que acumulam tinta em alguns espaços do quadro. Muito disso é possível por conta do tipo de material usado nas artes: a tinta a óleo.
Mais espessa e até mais resistente de ser aplicada, a tintura é feita na mistura de pó e óleo de pigmento. Esse material demora mais para secar que outras tintas, mas tem uma grande aderência à tela, permitindo que se mantenha quase inalterada por centenas de anos.
Esse uso das tintas e das técnicas tem uma inspiração em outros artistas de movimentos do final do século XVIII. “Quando eu era muito pequenininha, eu adorava muito desenhar Van Gogh, eu adorava Monet e, enfim, as técnicas que eles acabavam tendo. Quando eu comecei a entrar no mundo da arte, em 2020, com as tintas a óleo, eu acabei percebendo que tinha algumas técnicas que eu gostava bastante.”
Integrantes do impressionismo e do pós-impressionismo, esses artistas usam pinceladas fortes para jogar com a luz nos quadros, de forma a representar o cotidiano de uma forma mais esfumada. Mas a Vithória tem suas próprias formas de adaptar o estilo.
Ela se baseia num certo realismo , usando das figuras de forma mais próxima ao seu estado comum, com alguns detalhes especiais. “E por que não misturar a realidade dentro do mundo da arte? Então é muito mais do que uma reprodução de uma fotografia, ou de um momento – mas de tornar esse momento muito especial, além disso, [em] algo artístico.”
Uma nova fase
Também em conversa com a Página Rosa, Vithória comentou que está adotando traços do que se pode entender como uma nova fase artística. Quando eu bati um papo com ela no Cultura 24 Horas, o objeto central da arte eram os pets.
Esse novo momento da arte da pintora tem uma presença maior de pessoas nos quadros. “Eu ando trabalhando com bastante intensidade nessas telas, em que elas são de pessoas com seus pets”, conta a artista, “eu acho que traz muito essa questão do dia a dia”.
Ela também detalha um pouco do que a motiva a fazer esse tipo específico de pintura. “Eu acho que eu consigo trazer essa questão de você estar junto com eles, porque eles sempre vão estar junto com nós.”
O contato com Vithória pode ser feito, em especial, pelo perfil @vithorialippart no Instagram. “Tanto pelas telas autorais, ou, então, para as telas por encomenda – seja retrato pet ou retrato de pessoas ou os dois juntos, é só entrar em contato comigo.”
Você pode ouvir essa matéria acessando o player de áudio, logo acima da foto. O Página Rosa vai ao ar todos os sábados, às 9h30, no Programa Revista de Sábado. Você pode conferir todos os episódios acessando o link do podcast da Tua Rádio Alvorada.
Comentários