Clássico “Boate Azul” ganhará adaptação para o cinema
Produção deve contar com a dupla César Menotti e Fabiano
O clássico som do sertanejo “Boate Azul” deve receber uma adaptação para as telonas. O filme será uma tragicomédia ambientada no local que realmente existiu – e que serviu de inspiração para o longa. A produção do filme ainda confirmou a participação da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano.
O filme tem site próprio, em que revela as origens da trama. A ideia seria do diretor João Gabriel Kowalski que também dirigiu o drama “Fora de Cena” (2022), inspirado em uma entrevista concedida pelo autor da música, Benedito Seviero. “O autor falou que a ideia de escrever a música surgiu em uma visita a cidade de Apucarana, ao acompanhar uma dupla sertaneja que iria tocar em uma boate. O Papa morreu e o dono da zona colocou todos para fora, fechando as portas e deixando os integrantes da vida noturna sem rumo.”
Em nota divulgada à imprensa, Kowalski ainda afirmou que foi dessa descoberta que surgiu a ideia de convidar a dupla sertaneja: os irmãos Menotti interpretaram “Boate Azul” em 2014 e possuíam uma história na região Norte do Paraná. “Eles toparam na hora, e vai ser muito legal tê-los a bordo desse projeto”.
Por meio do perfil do filme no Instagram, a produção anunciou que ainda não há data prevista para a estreia. Além de Kowalski, assinam o roteiro Gustavo Gerard, que integrou o núcleo de humor da Rede Globo 2018 e 2019, e Luísa Guanabara, de “Papai é Pop” (2021). Já na atuação, o elenco contará com Marcelo Menezes – que interpretou o personagem Capitão Araujo no seriado “Ilha De Ferro” da Globo.
Financiamento
Fazendo uso das respostas no perfil do Instagram, a equipe anunciou que está em busca de financiamento para o filme. A Tua Rádio Alvorada esteve em contato com a produção, que contou alguns detalhes a respeito da etapa.
“Estamos participando do edital de novos realizadores do FSA [Fundo Setorial do Audiovisual] e também vamos iniciar a captação de recursos através da lei do audiovisual. Se conseguirmos patrocinadores, marcas, também vamos complementar o orçamento.”
Em nota publicada no site oficial, a equipe divulgou que os direitos da música “Boate Azul” de Benedito Seviero já foram adquiridos para o projeto.
Trama
Segundo o site oficial do longa, a história de “Boate Azul” deve acompanhar três personagens principais: um dono de bordel, uma prostituta e um homem traído. Eles têm suas vidas transformadas após uma despedida de solteiro que acontece no dia da morte do Papa.
A página ainda descreve um pouco do perfil de cada personagem. Benedito é o dono de um famoso bordel na cidade de Apucarana e extremamente religioso. Aos 50 anos, ele recebe a notícia que o Papa morreu no dia da festa mais importante do seu estabelecimento e fará tudo para cancelar o evento.
A cortesã é Rosa, de 40 anos. Ela esconde sua verdadeira profissão do filho e, com a entrada do garoto na adolescência, busca uma forma de fugir da cidade antes que ele descubra a verdade. Por fim, há “Paulãozinho” – homem rico de 35 anos que é chifrado um dia antes do próprio casamento e tem de decidir entre viver para agradar os outros ou a si.
Comentários