História de Casca ganha nova roupagem em livro para o público infantil
Baixar ÁudioTua Rádio Alvorada conversou com uma das autoras, Aline Nizzola Berton – e você pode ouvir o relato na íntegra pelo player de áudio
A História nem sempre precisa estar enclausurada na academia e sua linguagem engessada. Na verdade, é possível trabalhar essa disciplina de uma forma bem mais descontraída, com novas roupagens e jeitos de explicar os eventos históricos que constroem uma região.
Esse é o caso do livro “Conhecendo a História de Casca”, coescrito por Aline Nizzola Berton, Fábio DeBastiani e Elisa Caron. A obra foi lançada na última quinta-feira, 11/05, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Casca.
A autora e historiadora Aline Nizzola Berton explica que o lançamento é uma história conversada. “Nas primeiras páginas do livro vai ter uma discussão dos alunos na qual um aponta ‘mas e essa casa velha aqui na esquina, eu acho que dava para derrubar, fazer um prédio’ e aí uma coleguinha vai falar assim ‘não, é um patrimônio, não pode ser derrubado, faz parte da nossa história’”, relata.
Ainda segundo Aline, o trabalho é didático e voltado ao público infantil, apresentando conceitos tradicionais da História (como patrimônio e cidadania) por meio de diálogos. “O enredo todo se passa com uma professora que decide, durante as aulas de história, fazer algo inovador – e esse projeto inovador vai ser o projeto ‘Conhecendo a História de Casca’. Então, ela vai levando esses alunos para conhecerem os pontos turísticos e vai falando sobre a história, vai falando sobre a importância da preservação.”
A historiadora explica que o texto junta elementos da História Regional e da História Local, para contar a história dos patrimônios de Casca. “A ideia desse livro é, justamente, que ele seja uma ferramenta que auxilia os professores, principalmente, no 3°, 4° e 5° anos do ensino fundamental – que é quando as crianças têm, na grade curricular, história regional e história local.”
Nova narrativa, novos públicos
Por muito tempo, os professores e professoras do ensino fundamental buscavam um material junto aos pesquisadores para abordar os conflitos ocorridos no município – só que este material não era de fácil compreensão para as crianças. “A gente propôs que esse livro fosse uma fonte para que as professoras tivessem esse material para trabalhar em sala de aula e acabou se tornando possível graças a esse projeto da Câmara de Vereadores”, conta Aline.
A ideia era que o projeto abordasse todo o contexto histórico do município. “A gente buscou fazer um apanhado geral da história do município desde os primórdios, passando, inclusive, a parte da imigração, da colonização, até o tempo atual, passando para a questão econômica, para a questão cultural”, afirma a historiadora.
Ela afirma que existiam outros livros, mas que datavam de um período muito anterior e de caráter mais denso, voltados para o público acadêmico. “Por ser uma história resumida, vai atingir também o público jovem e, até mesmo, adultos que queiram se inteirar do assunto e que não tenham muito tempo disponível.”
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