Teatro Municipal volta aos palcos neste sábado, 19/11
Baixar ÁudioApresentação ocorre na Casa da Cultura, às 20h. A entrada é franca.
Na próximo sábado, 19/11, o Grupo de Teatro Municipal de Marau (GTMM) estreia sua primeira peça desde o início do período de isolamento da pandemia de Covid-19. O espetáculo da vez é uma adaptação do clássico de cinema “O Mágico de Oz” de 1939. A apresentação acontece na Casa da Cultura, a partir das 20h, com elenco formado por 22 integrantes.
Segundo o diretor da peça e coordenador do GTMM, Marino Otávio de Azevedo, a escolha pela aventura de Dorothy no país mágico de Oz se deu pela grande quantidade de integrantes do grupo. “Nós começamos um texto, que é ‘O Mágico de Oz’, que tem bastantes personagens, e fizemos várias adaptações”, explica.
A entrada para o espetáculo é gratuita. “Se chegou à conclusão de que o acesso à cultura tem que ser livre”, relata Marino, complementando que, para acompanhar a peça, é “só a pessoa ter vontade de ir lá assistir e disponibilidade”. Ainda há uma segunda apresentação prevista para o dia 04/12, também na Casa da Cultura.
O diretor ainda destaca mais uma novidade: o grupo fara sua primeira apresentação cantada. “Lembrando que são pessoas que não são cantores, mas nós tivemos um trabalho técnico para fazer o melhor que as pessoas puderem dentro da proposta das canções.”
O Teatro Municipal voltou aos trabalhos em março deste ano, desde quando passa por processos de oficina e formação. “A gente tinha feito o último espetáculo antes da pandemia, lá em 2019, que foi o ‘Tô sem freio’ do Sérgio Capparelli”, conta o diretor, revelando que o grupo ficou de 2019 a 2021 sem funcionar. As atividades foram retomadas pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SMCEL), com oficinas aos sábados das 14h às 17h.
Um trabalho de muitas mãos
O espetáculo está sendo montado por diversas pessoas. Esse trabalho a várias mãos fica claro no figurino – grande parte feito a partir de material reciclado. “Várias das roupas, praticamente a maioria, estão sendo transformadas dentro do próprio grupo”, explica Marino, complementando que o grupo chegou a fazer um mutirão de figurino e cenário para finalizar a organização.
A matéria prima foram roupas do próprio diretor do GTMM. “Eu tinha muitas peças em casa, de figurino, que eu queria sempre me despachar e [vinha] aquele valor sentimental”, explica, “acho que foram quatro peças de figurino que a gente mandou fazer, o restante são todas peças reaproveitadas, recicladas, tingidas, pintadas”.
O cenário também veio de outras mãos, da Secretaria Municipal de Educação. Ele é formado por telas de 3m x 2m, divididas por dois, totalmente pintadas a mão. A arte do cenário é das professoras do AABB Comunidade, Fabiane Pizatto, Monica Pasa, Paola Padilha e Suênia Orsato.
O elenco é formado por Ana Carolina Dalcin, Camilli Frizon, Carla Rossi, Carolina Geraldi, Cláudia Palma, Emily Spagnol, Ernesto Orsato, Geovana Schaff, José Lima, Kauane Lima, Larissa Maurina, Lavyne Silva, Luana Bertosso, Milena Santos, Rosane Dalberto, Vitória Canabarro, Vitória Perin, Yáskara Madeira, Yasmin da Rosa e Yasmin Fagundes. A direção musical e a sonoplastia são da regente do coral Alegria Franciscana, Maura Decarli.
Para ouvir a entrevista com Emily Spagnol e Marino Otávio de Azevedo, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.
Comentários