Josué Frizon terá três datas de lançamento de livro em Marau
Momentos serão abertos à imprensa e público geral
Não uma. Não duas. Mas três datas de lançamento oficial. Essa foi a novidade anunciada para o livro do professor Josué Frizon, “Histórias do velho povoado do Tope”. Lançado pelo selo Saluz da EAB Editora, o livro promete adaptar a história da comunidade localizada entre Marau e Nicolau Vergueiro.
Com um texto mais descontraído, que parece querer dominar as pesquisas históricas da academia, o livro se concentra em falar de um lugar muito querido para o autor: a comunidade em que se criou. O Tope o viu crescer e, em amostra divulgada à Tua Rádio Alvorada, Josué relata que tem uma espécie de “promessa, um compromisso não só com eles [moradores da comunidade], mas com a memória de muitos dos seus ancestrais”.
O livro é resultado da tese doutorado do autor para seu doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Quem trouxe mais detalhes sobre a publicação foi o editor, Diego Ecker, que afirmou que o livro adapta a história para uma dimensão literária afetiva.
Para isso, Josué recorre a duas figuras que aparecem, justamente, no subtítulo da obra: Zulmira, sua avó, e Maneco Schell. “São personagens reais”, explicou em conversa com a Tua Rádio. “Zulmira foi minha avó adotiva. Faleceu com quase 100 anos e serviu de testemunha de muitos acontecimentos da região do Tope. As narrativas dela me inspiraram a querer saber e pesquisar sobre a região do Tope.”
“Manoel de Araújo Schell (Maneco Schell) foi um dos primeiros professores de todo território marauense. Alfabetizou, em uma escola só para meninos, cerca de 240 crianças.” O docente foi uma das fontes de Josué para entender a história da comunidade. “Até 1922, ano de sua morte, ele tinha o costume de escrever em pequenos diários, de forma fragmentada, sobre sua vida pessoal e comunitária. Por destino ou sorte, seus escritos vieram parar nas minhas mãos e foram transcritos para a obra.”
Datas de lançamentos
O primeiro evento de lançamento ocorreu no primeiro final de semana de junho, mas foi voltado para a comunidade do Tope – uma forma de agradecer àqueles que estiveram na fundamentação da pesquisa realizada por Josué. Mas há outras três datas de lançamento, abertas à imprensa e ao público, confirmadas para junho.
04/06/2023 às 14h | Comunidade do Tope/Cabanha Frizon – Público: evento restrito aos convidados.
20/06/2023 às 8h20 | Colégio Gabriel Taborin – Público: imprensa e alunos do educandário.
20/06/2023 às 10h | Colégio Franciscano Cristo Rei – Público: imprensa, alunos do Ensino Fundamental II e público em geral.
22/06/2023 às 19h30 | Faculdade FABE – Público: comunidade acadêmica, imprensa e público em geral. O evento acontece em mais uma edição do projeto Do Direito à Literatura: interfaces.
Comentários