“Ter um filho artista não é facil”, afirma professora de artes
Baixar ÁudioNesta segunda-feira, 12/08, é comemorado o Dia das Artes
No Brasil, esta segunda-feira é de comemoração para os artistas. A data de 12/08 é marcada pelo Dia Nacional das Artes. O momento foi estabelecido por meio de dois decretos que regulamentaram a profissão de Artista, de Técnico em Espetáculos de Diversões e outras 100 funções inseridas no contexto artístico.
A data marcou uma classe que, tradicionalmente, enfrenta uma série de dificuldades – inclusive, segundo os próprios profissionais da área. “Ter um filho artista não é facil”, afirmou a professora de Artes e artista, Geisi Decarli.
A professora explica como são as primeiras reações com essa revelação. “As pessoas pensam: ‘ah, vai estudar engenharia ou arquitetura’. São profissões belíssimas. Mas, quando eles dizem: ‘eu quero fazer artes’, tem uma cara de espanto, inicialmente. Depois você entende o que é esse mundo das artes, que é tão gigante.”
Acompanhe parte da entrevista no player de áudio.
É nesse momento que se destaca a arte. “Cabe a nós, professores, pais, tios, dindos, apresentar para as nossas crianças esse universo e lembrar de como é importante trabalhar a nossa sensibilidade, os nossos sentimentos – não, só, correr atrás de ganhar dinheiro. Às vezes, a experiência de ver um teatro é o que aquela criança precisa para entender a vida.”
Ensinando artes
A arte é um multiverso de técnicas e sensibilidades – valores que permeiam, inclusive, a educação artística. “Tem muita novidade”, explica Geisi. ‘Eu sou uma pessoa que tem dificuldade de trabalhar a mesma coisa, então, todo o ano, eu inovo e trabalho com novas técnicas.”
Há diferenças de acordo com a faixa etária. “Depende muito da idade. Ensino Médio, eu já trabalhei e tem mais a ver com o mundo do trabalho. Então, eu sempre tentava preparar eles para, depois, trabalhar com marketing, com ferramentas de diagramação e de vídeo.”
Atualmente, Geisi atua com o Ensino Fundamental. “As crianças mais pequenas, que ainda não estão vinculadas a esse mundo que visa o lucro, têm a intenção de expressar sentimentos, muito mais do que qualquer coisa.”
E os jovens usam a arte para dar vazão e entenderem o que sentem. “Então, independente da técnica, se eu vou trabalhar teatro, se eu vou trabalhar dança, ou música, ou artes visuais, para eles, o que importa, é expressar o que eles estão sentindo naquele momento. Se houve uma discussão em casa, é o que vai aparecer no trabalho.”
Comentários