Chá com Leitura reúne nomes da literatura municipal
Baixar ÁudioSete escritoras falam sobre sua relação com a escrita na manhã desta quarta
Oportunizar um momento com escritoras de Marau. Essa é a ideia por trás do Chá com Leitura, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) para esta quarta-feira, 08/03.
Marcado para começar às 9h30 na Biblioteca Pública Municipal, o momento foi motivado pelo Dia Internacional da Mulher. A proposta: conhecer as autoras bem como seus escritos – destacando a produção literária feminina em Marau.
A coordenadora da Biblioteca, Nair Moraes Arruda, confirmou à Tua Rádio que sete escritoras devem integrar o Chá com Leitura. Ela faz o destaque de que esta “é uma forma de nós comemorarmos o Dia da Mulher, incentivando e valorizando o trabalho da mulher escritora aqui de Marau”.
Esta é a primeira vez que o projeto é realizado pela biblioteca. Animada e esperançosa, a coordenadora reforçou a importância de projetos que agitem a literatura municipal, explicando que essa representação pode servir de inspiração. “Com certeza vão brotar mais [autoras].”
E ela firma o pedido. “Se mais escritoras estiverem nos escutando ou nos assistindo mais tarde”, alegou em entrevista à Tua Rádio, “por favor, nos procurem”.
Participaram da roda de conversa nomes da pesquisa, da ficção, da autoajuda e da literatura infantil. O Chá com Leitura está disponível nos perfis oficiais da Biblioteca Pública Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer no Instagram.
Roberta Bassani Federizzi
Conhecida da audiência, Roberta Bassani Federizzi foi uma das convidadas para o Chá com Leitura. Com dez livros publicados, a autora já transitou por gêneros, assuntos e formatos.
“A maioria deles tem um cunho voltado à cultura italiana”, afirmou em entrevista à Tua Rádio. “Tenho também a parte histórica de Marau que também me encanta muito”, diz se referindo aos títulos “Salame: uma história de sucesso em Marau” (2015), “Frei Exupério de La Compôte: a batuta da fé e da alegria” (2015) e “Música folclórica italiana: cultura e identidade” (2010).
O lançamento mais recente é “Farfalla” (2022), primeira aventura de Roberta pelo gênero de romance. Ela ainda possui quatro livros infantis publicados e confirma: “esse ano está saindo o quinto que, por enquanto, é surpresa”.
Terror em Marau
Outra conhecida dos ouvintes da Tua Rádio, Joice Cristina Carollo também esteve entre as escritoras presentes. Autora da saga “A Batalha do Apocalipse” e da antologia “Trindade”, ela concentra sua produção literária no gênero do terror.
“Quando eu era mais nova, eu lia tudo. Aí, depois que eu conheci o gênero do terror, eu comecei a ler muito terror, acabei gostando e comecei a explorar essa área na escrita.” A autora já trabalha em uma sequência de “A Batalha do Apocalipse”.
História de Marau
O município também tem nomes no campo da pesquisa. É o caso da historiadora Eliane Aguirre, autora de “Sim ou Não: A luta política pela emancipação do município de Marau e as disputas pelo poder”.
“É a minha dissertação de mestrado que eu trabalhei com o processo de emancipação do município de Marau”, afirma. “Trata toda a questão do processo de emancipação de Marau, as disputas políticas que existiram no período para que Marau viesse a se tornar município”
Ela também ajudou a organizar estudos sobre a história de Nova Alvorada. “Foi um resgate histórico do município de Nova Alvorada, que também eu ajudei a organizar, que foi um trabalho feito pela Secretaria de Educação de lá.”
Também participaram Maikyeli Orsato Decesaro e Regiane Bortolotti, coautoras do livro “Marau recortes históricos de seus 65 Anos”. Este é o primeiro livro das duas, que pretendem seguir se aventurando pelo universo da literatura.
Literatura infantil
A literatura infantil tem como representante Fernanda Taís Spada Rinaldi, autora de “Princesa Rosiê” (2023). O título é o primeiro exemplar de uma coleção, assinada pela autora e já está disponível para compra.
“Princesa Rosiê” é um conto infantil de princesa, mas deve adaptar a ideia a uma linguagem mais moderna. “A coleção traz outras histórias que não só voltadas para meninas, então, com princesa, mas é um pouquinho mais moderno, com algumas atividades da vida de agora, contemporânea.”
Autoajuda
Pela autoajuda, a representante é a artista Ines Meneguzzi, coautora de “Evoluir. O Segredo da Reprogramação Mental – Guia Prático” (2022). Segundo a escritora, “é um livro que trata do autoconhecimento, auxilia as pessoas a se entenderem um pouco melhor, a promoverem sua vida e sua saúde mental também”.
Comentários