Entidades tradicionalistas de Marau são destaque na bocha campeira
Em áudio, detalhes sobre a introdução dos jogos campeiros no rodeio de Marau
Foto: MTG
Os Centros de Tradição Gaúcha de Marau reafirmaram posição diferenciada no cenário da bocha, no final de semana. Uma equipe do CTG Felipe Portinho de Marau sagrou-se campeã da modalidade, no 26º Aberto de Esportes Campeiros do Rio Grande do Sul, realizados em Tramandaí. Já equipes do CTG Sentinelas do pago obtiveram segundo e terceiro lugares no 2º Enecamp - Encontro de Esportes Campeiros, também realizado em Tramandaí.
Com isso, o Felipe Portinho classificou-se para o Enecamp do ano que vem e o Sentinelas do Pago irá disputar a competição nacional em 2018. Nos jogos campeiros, as disputas envolveram 54 equipes e o Enecamp teve a participação de 33 trios. Ambas as entidades representaram a Sétima Região Tradicionalista.
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Dilceu Rizzotto - integrante da diretoria do CTG Felipe Portinho, reforçou a decisão de incluir modalidades de jogos campeiros no próximo rodeio de Marau. A denominação "festa campeira" chegou a ser comentada pelos tradicionalistas envolvidos na organização do evento. A quase totalidade dos rodeios realizados em Marau, além das provas artísticas, na parte camepira abrangeram apenas provas de tiro de laço e gineteada.
"Os dois CTGs de Marau já foram campeões nacionais de bocha campeira, isso por si só justifica a introdução dos jogos campeiros no rodeio do município, precisa incentivar cada vez mais. Será o primeiro rodeio do Estado a incluir em sua programação uma festa campeira, intercalando os eventos anuais com rodeios com foco na parte artística", explica ele. Outra observação de Rizzoto é a presença de jovens e de mulheres nas modalidades campeiras, como a bocha, por exemplo.
Comentários