Projeto da Biblioteca de Marau é selecionado para apresentação no Seminário Internacional de Bibliotecas
Até agora, o projeto já atendeu 1.500 crianças e o objetivo é passar de 2.500 até o final deste ano
Foto: Divulgação
O Projeto “Emília em: Quem Ama Defende”, uma parceria entre a Secretaria de Educação, Departamento de Meio Ambiente e Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre, foi selecionado para ser apresentado no Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.
O evento, que está na oitava edição, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro em São Paulo. Do Rio Grande do Sul, apenas três cidades estarão no seminário: Porto Alegre, Charqueadas e Marau. A seleção foi feita pelo Conselho Curatorial do Sistema Estadual de Bibliotecas em São Paulo.
O Projeto “Emília em: Quem Ama Defende” é uma forma que a biblioteca local encontrou, de atrair o público infantil até os livros. Com o intuito de ampliar o número de leitores, este projeto abrange dois temas: a causa animal e a leitura. A Boneca Emília conta a história de um cachorrinho chamado Pum, para crianças de terceiro e quarto anos, com média de idade de 9 a 11 anos, de escolas municipais, estaduais e particulares.
As crianças são recebidas pela personagem Emília num cenário especialmente montado para elas. A boneca fala dos cuidados que se deve ter com os animais em seguida conta a história: “Quem Soltou o Pum?” Em seguida, é aberto um espaço para que os estudantes relatem as boas ações que fazem pelos animais. Após esta etapa, as crianças visitam o Labirinto Animal, que são imagens ampliadas de pessoas da comunidade com seus animais de estimação.
Ouça a entrevista no player de áudio.
Comentários