Gabriely Paz e Vânia Regina Bergonsi lançam cursos de pintura e desenho
Baixar ÁudioProposta ocorre em parceria no Ateliê Arte Moda Vânia
As artistas visuais marauenses Gabrielly Paz e Vânia Regina Bergonsi estão chegando com novidade aqui na coluna de cultura Página Rosa! Elas vão passar a desenvolver uma série de cursos de pintura e desenho no Ateliê Arte Moda Vânia aqui de Marau – voltados a diferentes campos das artes plásticas.
“Nós teremos cursos kids, para crianças, pela parte da manhã e tarde e, também, para adultos”, explica Vânia, proprietária do ateliê. “A gente está recebendo as inscrições e cada um vai fazer o curso de acordo com a sua vontade em desenvolver o seu potencial artístico.”
“Nós estamos em parceria no Ateliê Arte Moda Vânia”, conta Gabrielly, que faz sua estreia no espaço. “Se você gosta bastante de anime, de mangá, de cartoon, de realismo – aquilo que você tiver interesse a gente consegue te ensinar.”
Os trabalhos são desenvolvidos separadamente por cada uma das professoras. “[Pelo menos] Cinco alunos e, daí, cada uma tem os seus dias”, reforça a surrealista. “Eu vou dar aula nos sábados – de manhã e à tarde. A Vânia também tem outros horários.” Ela é complementada pela impressionista: “Exatamente, a gente não vai dar aulas em conjunto, eu e ela. Até porque, eu acho que é interessante ter só uma mentora para divulgar as técnicas. Então, nós vamos ter turmas separadas, só no mesmo ateliê.”
As aulas ocorrem no Ateliê Arte Moda Vânia, localizado na Rua Lauro Ricieri Bortolon, nº 258, em frente à Praça Dr. Elpídio Fialho. “Logo abaixo da Imobiliária Turra, tem duas portas de garagem”, localiza Vânia. “A primeira porta. É, ali, que funciona o ateliê.”
Interessados em participar dos cursos podem entrar em contato com o ateliê pelos perfis no Instagram @artemodavania ou @gabriellypazart.
Técnicas diversas
A ideia surgiu de um encontro das artistas que levou ao desenvolvimento de uma amizade. Mas a Gabrielly e a Vânia desenvolvem técnicas bem diferentes entre si. “Eu trabalho mais com a tinta acrílica”, explica Vania. “Ela seca mais rápido e nos dá, também, para trabalhar sobre madeira.”
Mais versátil e resistente, a pintura acrílica é feita a base de água, sendo mais barata e permitindo adaptar a criação de profundidade do óleo ou o efeito degradê da aquarela. Ela possui uma maior variedade de tons aplicáveis à tela. Após a secagem, contudo, a tinta acrílica é mais fosca e não conserva a textura.
“Eu já gosto mais do hiper-realismo, então eu trabalho mais com óleo”, comenta Gabrielly. “É uma técnica que leva mais tempo, que demora mais. Também é fedido. As crianças não gostam tanto de trabalhar. Então, quando é com crianças eu não trabalho, normalmente, com óleo – é mais focada para adultos.”
Feita com base em pigmentos suspensos em um óleo secante, a tinta a óleo é uma das técnicas mais tradicionais na arte plástica. Esse tipo de pintura tende a uma maior durabilidade, conservando mais as cores após a exposição prolongada à luz e à humidade. Quando seca, a tinta mantém a fluidez e preservando a textura das pinceladas.
Comentários