Alunos de Santo Antônio do Palma quebram recorde de Competição de Foguetes
Baixar ÁudioA Escola Padre Aneto Bogni conquistou os três primeiros lugares da disputa
Em sua primeira participação na Competição de Foguetes da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Escola Padre Aneto Bogni quebrou os recordes de lançamentos já realizados na disputa de foguetes montados com materiais simples. A equipe Astronautas de Mármore, formada por estudantes de Santo Antônio do Palma que cursam a 2ª série do Ensino Médio, construiu e lançou um foguete que atingiu a marca de 287m.
Dessa forma, a equipe conquistou o primeiro lugar no campeonato – mas a escola não parou por aí. A Padre Aneto Bogni conquistou os três primeiros lugares da competição!
Integrante da equipe NASA 2.0, que conquistou o segundo lugar, o aluno da 3ª série Felype Cansi Trentin contou um pouco dos bastidores da competição à Tua Rádio Alvorada. “Foi um grande desafio, né, a gente perdeu muito tempo planejando, pensando, foram horas, foram alguns bons fins de semana, muitos testes”, complementando com o relato de os alunos tiveram que “calcular e calcular e projetar, fazer teste, dá certo, dá errado, tem que ir atrás”.
Além da NASA 2.0 e da Astronautas de Mármore, a equipe Os Andrômedas também subiu ao pódio, ficando com o terceiro lugar.
A sexta edição da Competição de Foguetes foi realizada na tarde do dia 15/09, no Centro de Eventos da UPF. O evento reuniu 17 escolas e cerca de 200 alunos em uma final para a qual os participantes vinham se preparando desde junho. Participaram da final, as três melhores equipes de cada escola.
Três. Dois. Um. Decolar!
Professor de Matemática e Física da Padre Aneto Bogni, Lucas Santin Bianchin explica que o lançamento desses pequenos foguetes feitos de material de baixo custo segue o mesmo princípio dos grandes lançamentos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço do Estados Unidos (NASA). “Lá, o combustível é outro. Neste daqui o combustível é água mais ar comprimido. Mas o princípio é o mesmo: é a Terceira Lei de Newton, que nós tanto estudamos no Ensino Médio.”
O principal idealizador da participação das turmas no campeonato é, ainda, complementado pelo integrante da equipe vencedora, Carlos Antônio Decarli Bordignon. “A base é sempre garrafa, né. Então, aqui, nós ocupamos uma garrafa PET retornável, que é mais firme, para aguentar mais libras”, explica Carlos. “Colocamos bastantes libras-Psi para poder chegar longe.”
Psi é a abreviação de pounds per square inch (sigla, em inglês, para libra-força por polegada quadrada). O termo se refere a uma unidade de medida de pressão bastante usada pelas indústrias dos Estados Unidos e do Reino Unido. Ou seja, se refere à quantidade de força colocada na garrafa para fazer com que ela decole e alcance uma grande distância.
Em toda a parte do projeto, os alunos foram ajudados por Lucas. “O professor conseguiu disponibilizar alguns softwares para a gente poder mexer e calcular”, conta Felype.
Além dele, os estudantes ainda receberam auxílio da escola, que cobriu parte dos gastos e da Prefeitura de Santo Antônio do Palma. “Nós usamos alguns espaços da nossa própria cidade [para simular os lançamentos], tanto a praça, quanto o campo, até que chegou uma hora que não foi mais o suficiente. A gente teve que pegar uma rua, pedir para a Prefeitura separar, para nós fazermos os testes.”
Ao infinito e além!
A ideia do professor Lucas é voar ainda mais longe. “Isso que é divertido: começamos com essa proposta muito interessante da Universidade de Passo Fundo e os guris já estão empolgados para participar da MOBFOG, que é a Mostra Brasileira de Foguetes – a nível nacional, daí.”
“Esperamos que, no ano que vem, nós consigamos estender, além do nível regional, a nossa participação, já que eles se dedicaram tanto”, finaliza Lucas. A MOBFOG 2023 ainda não tem inscrições abertas nem data prevista para acontecer.
Para ouvir a entrevista com Carlos Antônio Decarli Bordignon, Felype Cansi Trentin e Lucas Santin Bianchin, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.
Comentários