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CRAS de Marau promove oficinas e ações para ampliar proteção e atendimento às famílias

Baixar Áudio por Camila Agostini

Conforme demanda identificadas pelas equipes, os beneficiários são direcionados a diferentes programas, oferecidos em projetos paralelos aos de transferência de renda

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Com amplo fluxo de usuários, o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Marau promove diferentes ações complementares para ampliar os serviços de proteção e atendimento às famílias. Conforme demanda identificadas pelas equipes, os beneficiários são direcionados a diferentes programas, oferecidos em projetos paralelos aos de transferência de renda.

Entre as propostas já em andamento, destaca-se o programa Conecta + 60. As oficinas de inclusão digital seguem com inscrições abertas e são direcionadas, preferencialmente às famílias inscritas no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais. Nos encontros, pessoas com 60 anos ou mais recebem orientações por meio de didática diferenciada, para aprimorar o uso de ferramentas tecnológicas, sobretudo, aplicativos e demais recursos disponíveis para smartphones. O plano de ação prevê, ainda, orientações preventivas que tem como principal finalidade, inibir golpes, comumente aplicados pelos chamados cybercriminosos, que exploram as fragilidades desse grupo de usuários.

Ainda há vagas para as oficinas que ocorrem nas quartas-feiras, às 15h15, no Centro Social Urbano, e nas quintas-feiras, às 8h, no CRAS. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp – (54) 9 9670 7799.

Neste mês de abril foram retomados os trabalhos em oficinas com famílias, que ocorrem através do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Agendas mensais estão programadas até o final do ano, nos bairros, com a finalidade de fortalecer a capacidade protetiva e as relações familiares. As temáticas trabalhadas são definidas a partir da peculiaridade de cada território, conforme explica a assistente social do CRAS, Andréia Favaron. “Os encontros são realizados onde são observados os maiores índices de atendimento, como forma de descentralizar os serviços”, destaca Andréia.  

O CRAS também viabiliza uma nova iniciativa, reforçando os atendimentos junto aos familiares de pessoa com deficiência. Além de identificar as demandas dos usuários, o grupo de apoio presta esclarecimentos para encaminhamentos de benefícios como o PBC, passe livre, entre outros.

Ouça a entrevista com a assistente social Andréia Favaron no player de áudio.

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