Semana de Combate à Violência conta Mulher inicia em Marau
Baixar ÁudioConfira a programação completa na matéria
Nesta segunda-feira, 21/11, tem início a IV Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher em Marau. A proposta da ação é mobilizar a comunidade do município de forma a previnir e solucionar casos de violência motivada pelo gênero.
Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Paulo Dal Paz, a ideia inicial para o projeto surgiu com a criação do Centro de Atendimento à Mulher. “É uma pauta delicada, como a gente fala, mas é uma pauta que nós, como administração, decidimos enfrentar”, comenta o secretário.
Quem explica a importância desse tipo de ação é a psicóloga da pasta, Marina Souza. “A violência contra a mulher é um problema cultural, então ele vem de geração em geração, há muitos anos. E a gente só vai conseguir chegar em um ideal de extinguir essa problemática trabalhando com prevenção.”
Por esse motivo, a noite desta segunda já conta com um evento: a apresentação do conhecido Projeto Guarda-Chuva para o curso de Pedagogia da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE) de Marau. O projeto, que tem no guarda-chuva símbolo de proteção, entra na esfera pública por meio da apresentação e discussão da questão nas escolas do município.
O momento que mais deve exigir mobilização da comunidade marauense ocorre na sexta, 25/11. É o “Apitaço Marau: Não silencie, faça barulho”, que acontece pelo segundo ano. A ação ocorre às 15h, na Praça Dr. Elpídio Fialho, e deve contar com pelo menos um minuto de apitos pelo fim da violência.
Marina ainda destaca que a ação, por si só, não é a solução final do problema, mas faz parte de um processo que busca desconstruir essa violência. “A gente dá uma ênfase maior agora”, afirma a psicóloga, “mas, todos os dias, a gente tem trabalhado com isso, fazendo o atendimento das mulheres e sendo criativo”.
Programação
21/11 - 19h30 - FABE Marau | Apresentação do Projeto Guarda-Chuva para o curso de Pedagogia da instituição
23/11 - 18h – Famurs de Nova Petrópolis/RS | Cerimônia de Premiação 4ª Edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Muncipal
24/11 - 9h - Praça Dr. Elpídio Fialho | Mobilização de prevenção à violência contra a mulher
25/11 - 15h - Praça Dr. Elpídio Fialho | Apitaço Marau: Não silencie, faça barulho
Comentários