Marauenses embarcam para Cruz Alta para prestar serviço militar
Um grupo de 60 jovens permanecem um ano no quartel
Na manhã desta segunda-feira, 20/02, 60 jovens marauenses embarcaram rumo a Cruz Alta, onde ao longo dos próximos 12 meses, permanecem a serviço do Exército Brasileiro. Depois de passar por todas as etapas do alistamento, o grupo de marauenses segue em atividade, agora, junto à Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas – EASA.
Segundo o chefe da Junta de Serviço Militar de Marau, Isaias Fernandes, o grupo que foi dispensado de servir, deve se apresentar no dia 03/03, na Casa da Cultura, às 8h,oportunidade em que acontece o Juramento à Bandeira. Isaias lembra, ainda, que o prazo de alistamento para jovens que completam 18 anos em 2017 vai até 30/06. O alistamento é obrigatório e, sem ele, o rapaz fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas. Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço militar.
Com informações do Ministério da Defesa
Comentários