Agricultores protestam contra invasão indígena em Ibiraiaras
Baixar ÁudioJustiça promoveu novo encontro com indígenas e agricultores
Na tarde de terça-feira, 12/11, uma reunião foi realizada em Ibiraiaras para discutir a situação da comunidade de São Pio X, onde ocorre uma ocupação indígena que já se estende por quase um ano. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, enquanto agricultores e moradores da região realizaram uma mobilização com tratores em frente à Prefeitura e à Câmara Municipal.
O advogado da Mitra Diocesana de Vacaria, Rodrigo Boldo, esteve presente e destacou que este foi o segundo encontro com o Judiciário sobre o caso, com participação de um comitê de conflitos indígenas. Segundo Boldo, a decisão judicial já está estabelecida, incluindo uma multa de R$ 2.000 diários para a União em caso de descumprimento da determinação de desocupação. No entanto, ele ressaltou que a saída dos indígenas depende de uma realocação, e possíveis locais ainda estão sendo considerados para que se possa resolver o impasse de forma pacífica.
Cleomar Luchese, agricultor e morador da comunidade, relatou os impactos da ocupação indígena na vida local, como danos e o uso de água e energia da comunidade pelos indígenas. Segundo ele, o clima de insegurança aumentou, mas a expectativa é de que uma solução seja alcançada em breve.
Comentários