Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Inicia brotação de pessegueiros na região de Passo Fundo

por João Pedro Varal Tartari

Aumento das temperaturas ocasionou floração de cerca de 2% das plantas

Extensionista Enio Todeschini demonstrando poda do pessegueiro.
Foto: Rejane Paludo

Nesta quinta-feira, 28/07, a Emater/RS-Ascar divulgou seu tradicional Informativo Conjuntural abordando as principais situações de suas unidades regionais. A região de Passo Fundo, da qual o município de Marau faz parte, esteve entre os destaques por causa do início das brotações dos pessegueiros. 

Com o aumento das temperaturas, os pessegueiros iniciaram a floração (1 a 2% das plantas), e já começaram a aparecer as primeiras brotações. As condições climáticas com temperaturas amenas e clima seco também contribuíram para o avanço da colheita dos citros na região. Ainda foram mantidos os tratos culturais e o manejo fitossanitário das cultivares com frutos a colher. Os preços continuam estáveis. 

O período também é de adubação cloretada e fosfatada nos pomares de macieiras e de videiras. 

Já na região de Soledade, o tempo seco favoreceu a qualidade dos frutos, assim como a uniformidade da floração de rosáceas (pessegueiro, ameixeira e morangueiro). A poda de frutificação em pessegueiros e ameixeiras, que já começaram a brotar, está praticamente concluída. 

A temperatura elevada acelerou e uniformizou a floração, fase em que inicia o tratamento para a podridão-parda. A semana com predomínio de tempo mais seco ainda intensificou a emissão de flores no morangueiro e o crescimento das plantas transplantadas mais tarde. Essa condição climática também favorece a qualidade dos frutos. O preço de venda direto ao consumidor varia de R$ 18,00 a R$ 20,00/kg. 

No Informativo, a Emater destacou que é importante o monitoramento nessa fase de brotação, pois os ventos frios podem provocar crespeira, que, em níveis acentuados, requer manejo fitossanitário.

Culturas de Inverno

Trigo - A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. Avançou a implantação da cultura para 93% da área. Iniciou a floração em pequenas áreas implantadas inicialmente. 

Canola - A estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha. 

Cevada - A estimativa de cultivo de cevada no Estado para a safra 2022 é de 36.727 hectares. A produtividade estimada é de 2.958 kg/ha. 

Aveia branca grãos - A estimativa de cultivo de aveia branca no Estado para a safra 2022 é de 392.507 hectares. A produtividade estimada é de 2.217 kg/ha. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais