Emater capacita produtores da região, para a gestão sustentável da propriedade
Se preferir, ouça este conteúdo, no player de áudio
Foto: Arquivo/Alvorada
O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Emater, já beneficiou mais de 800 famílias na região do Planalto Gaúcho. A informação é de Dartanhã Luiz Vecchi, gerente adjunto regional, que esteve em Marau nesta semana. Segundo ele, o projeto atua no levantamento de dados daquilo que é produzido por este segmento, no âmbito dos 40 municípios que pertencem ao Escritório Regional da Emater de Passo Fundo.
Uma das características regionais, coforme Vecchi, é a vocação para as lavouras de grãos e para a produção de leite. Também já é percebido, segundo ele, sintomas do fenômeno da agroindustrialização, como forma de agregar valor àquilo que é produzido nas propriedades. No programa, um dos trabalhos realizados junto com as famílias, é a identificação de pontos fortes e de pontos fracos da propriedade. De acordo com Vecchi, é esse diagnóstico que permite a elaboração de estratégias de produção e que facilita a tomada de decisões.
Vecchi reitera que o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar é uma das meninas dos olhos do governo estadual. A meta é, até o final de 2018, capacitar mais de quatro mil famílias, em todo o território gaúcho. Atualmente, a agricultura familiar envolve 85% do total de estabelecimentos rurais do estado. As cadeias produtivas vinculadas ao campo, representaram metade do produto interno bruto do Rio Grande do Sul.
Comentários