Coasa promove encontro para discutir novas tecnologias voltadas a cultura do trigo
Evento aconteceu nesta semana, em Água Santa
Foto: Divulgação
Atualizar informações em temáticas ligadas às culturas de inverno, especialmente o trigo, foi um dos objetivos do 1º Giro Técnico realizado neste ano pela Coasa, em parceria com a Unicampo do Uruguai e com a Suporte Corretora. O treinamento aconteceu nesta semana, em Água Santa, e reuniu profissionais dos Departamentos Técnico e Comercial da cooperativa.
Entre os assuntos trabalhados, os presentes debateram a tecnologia nutricional para o trigo e avaliaram os resultados obtidos na safra 2021. O tema foi apresentado pelo pesquisador uruguaio Esteban Hoffman, professor titular da Universidade Federal do Uruguai e desenvolvedor da técnica de medição do nitrogênio no trigo. Além disso, foram compartilhadas as recomendações para o próximo plantio do cereal.
Há três anos a Coasa faz parte, com exclusividade na região, de um projeto amplo e diferenciado, encabeçado pela Suporte Corretora, que busca alcançar ao agricultor novas tecnologias de produção que contemplem o aumento da produtividade das lavouras, mediante a prática de manejos e de tratos culturais adequados. Estão contemplados neste projeto, por exemplo, temas como novas cultivares, avaliação de população e fertilização, sempre objetivando que o produtor obtenha maior rentabilidade em suas lavouras.
Conforme Venicio Santos, engenheiro agrônomo da Coasa, o projeto visa uma diferente forma de cultivo para o trigo, observando, entre outras coisas, a adubação racional, almejando maior produtividade e lucratividade ao produtor. O gerente comercial da cooperativa, João Fernando Tibola, lembra que por ser o terceiro ano do projeto, a expectativa é de que a partir de agora, se tenha ganho de escala com essas tecnologias, alcançando um número ainda maior de associados.
Comentários