ABPA comemora abertura do mercado da Índia para carne suína brasileira
Par Francisco Turra, a abertura do mercado indiano significa uma vitória para o Brasil
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, comemorou a abertura do mercado indiano para a carne suína do Brasil, conforme anúncio feito nesta semana, pelo Ministério da Agricultura. De acordo com Turra, as negociações entre Brasil e Índia para a viabilização da exportação de carne suína estavam na pauta das relações comerciais dos dois países há, pelo menos, quatro anos. Os entendimentos começaram a partir de solicitação encaminhada pela ABPA ao governo brasileiro. A agilização das tratativas ocorreu após visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, à Índia.
Conforme o marauense, a abertura do mercado indiano significa uma vitória para o Brasil e o reconhecimento da capacidade brasileira de ofertar produtos com excelência na qualidade e ainda com status sanitário garantido, especialmente neste momento em que nações produtoras sofrem com incontáveis focos de peste suína africana.
País com a segunda maior população mundial, com 1,3 bilhão de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 6%, de acordo com o Banco Mundial, a Índia é um dos mais ambicionados mercados para o setor de proteína animal mundial, explica Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA. Segundo ele, o país passa por um intenso processo de urbanização, o que gera a necessidade de oferta de produtos e uma natural migração do consumo, com maior presença de proteínas animais na composição da cesta de alimentos.
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