Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Inovação e sustentabilidade na armazenagem de grãos é destaque na Agrishow

por Ana Lúcia Jacomini

Diminuição de perdas e tomada de decisão facilitada é o foco do sistema Digital Grain, da GSI

Um dos assuntos que vem compondo a pauta da gestão de negócios em evidência nos últimos tempos é a abordagem ESG. As letras vêm da sigla em inglês para as palavras environmental, social and governance, que em português podem ser traduzidas como “ambiental, social e governança”. No agronegócio não é diferente: a agenda ESG vem estimulando a adoção de estratégias alinhadas às melhores práticas, promovendo diferenciação e criando bases para o crescimento e perpetuidade dos negócios no campo.

É fundamental que as empresas do setor também mantenham seu foco nesses temas relevantes e estratégicos para atender à crescente demanda do mercado por práticas que entreguem menos impacto ao meio ambiente, além de comportamentos exemplares relacionados a questões sociais e de governança. Dentro desse contexto, o conceito ESG está incorporado de forma consistente no DNA da AGCO, com destaque especial a inovação e sustentabilidade embarcadas nas soluções da marca GSI, referência mundial no segmento de sistemas para armazenagem, secagem e transporte de grãos. “Temos feito muitos esforços em pesquisa e desenvolvimento para que possamos entregar equipamentos que gerem resultados superiores, mas com mais sustentabilidade”, afirma Ricardo Marozzin, diretor Geral da divisão Grãos & Proteína da AGCO América do Sul.

Nessa linha de atuação, a empresa destaca o secador Process Dryer, que vem ganhando inovações tecnológicas de controle e monitoramento operacional. Alinhado às suas principais características construtivas, como baixa emissão de partículas sólidas, em consonância com as normas de controle ambiental, e melhor eficiência térmica durante a secagem, oferece sustentabilidade energética ao processo. A qualidade final do grão secado, com menos danos mecânicos e sem cheiro de fumaça, garante uma excelente sanidade dos produtos processados, refletindo em maior eficiência operacional. Essas características são fundamentais para aplicação no processamento de sementes de soja, no qual o Process Dryer conquistou expressivo reconhecimento entre produtores que já utilizam a solução.

Na Agrishow, entre 25 e 29 de abril, esta é uma das soluções que a GSI vai dar ênfase na feira, em Ribeirão Preto, SP. No mesmo sentido, designs mais inteligentes, que utilizam menos recursos e mais tecnologia, racionalizam o uso de materiais e aceleram os projetos que estão no campo. Exemplo disso é o silo EVO 50, que congrega melhores atributos sobre aspectos de rigidez e resistência, usando uma menor pegada de material, com a inovação aplicada à forma como os recursos foram utilizados para serem mais eficientes, aprimorando sua técnica construtiva.

A marca vai dar evidência ainda pra a automação da operação do sistema de armazenagem dentro da propriedade rural, com o Digital Grain. A solução monitora 24 horas por dia a condição da massa de grãos dentro do silo, ao instalar a termometria e tecnologia digital aos sistemas de armazenagem, possibilitando o acompanhamento da temperatura dos grãos em tempo real com alta precisão. “Fundamental para que as fazendas se tornem cada vez mais conectadas e autônomas, com possibilidade de tomar medidas de contingência. Conectividade e digitalização é um caminho sem volta. Com isso, estamos conjugando adequada entrega de tecnologia e sustentabilidade ao campo”, conclui Marozzin.

MAIS SOBRE OS EQUIPAMENTOS GSI

Secador Proces Dryer – Com a evolução da agricultura 4.0 e a busca de soluções smart para seus clientes, a marca GSI aprimorou a funcionalidade e a operação do seu painel de controle, incorporando tecnologia de informação à distância. O que foi feito: além da atualização tecnológica de todo o painel do secador, com uma tela maior em touch screen, incorporou uma grande vantagem com relação ao painel anterior que é a conectividade. O novo painel de comando permite que todos os dados sejam enviados para um servidor na nuvem. Lá, o usuário vai ter acesso às informações de secagem em tempo real e ao histórico desse processo, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Silo Evo 50 – O projeto do Evo 50 foi desenvolvido para oferecer maior resistência estrutural e agilizar o processo de montagem, em função da redução da quantidade de parafusos e da aplicação de componentes estruturais mais leves. Essas características entregam melhor conveniência de projeto, velocidade de montagem e durabilidade. Com uma gama de configurações de projetos muito maior para ofertar ao mercado, o Evo 50 integra a família de silos de fundo plano da marca. Sua denominação foi definida em comemoração aos 50 anos da marca GSI global, celebrados em 2022.

A AGCO Grãos & Proteína é a unidade de negócios do Grupo AGCO que reúne as marcas que provêm soluções completas em equipamentos para os mercados de grãos (armazenagem, secagem, transporte e processamento de sementes) e proteína (suínos, aves de corte, matrizes e sistemas para produção de ovos). É representada por cinco principais marcas globais: GSI, Cimbria, Cumberland, AP e Tecno, além da marca local Agromarau. Na América do Sul, as operações estão localizadas em Marau e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais