Emater aponta que resta pouca soja para ser colhida no Estado
Colheita do milho atinge 80%, segundo Informativo Conjuntural divulgado nesta semana
Foto: Divulgação/Emater
A soja está em fase final de ciclo no Estado, restando para colheita apenas 10% das áreas cultivadas. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater nesta semana, agora, os produtores avaliam o comportamento das lavouras, cultivares e principalmente os rendimentos obtidos, iniciando o planejamento e composição para a nova safra.
Nas áreas cultivadas com soja, intensifica-se a germinação das pastagens de inverno, principalmente aveia e azevém, no sistema de integração lavoura-pecuária, para a engorda e pastoreio do gado de corte, ou para cobertura do solo e posterior incorporação de matéria orgânica. O clima também é favorável ao desenvolvimento do azevém, que complementará a oferta de volumoso no inverno.
Já a colheita do milho foi intensa nesta semana, superando os 80% da área estimada em todo o Estado. Também de acordo com a Emater, as lavouras do segundo plantio- a safrinha de milho, foram beneficiadas com as chuvas da última semana e têm apresentado um bom desenvolvimento das plantas. A maioria entra em formação das espigas. Os produtores iniciam a colheita de silagem com planta inteira do segundo plantio, para reserva de alimentos aos animais e para os períodos de menor oferta de alimentos para suplementação.
Comentários