IBGE inicia reuniões de apresentação do Censo Agropecuário 2017 na região
Em Marau, encontro com representantes de instituições agrícolas foi realizado no escritório da Emater
Foto: Luiz Carlos Rodrigues de Lima / Tuaradio
Em pouco mais de três meses inicia no país, a 10ª edição do Censo Agropecuário. Serão pelo menos cinco meses de trabalho de campo a ser realizado nos estabelecimentos agropecuários para levantamento de informações sobre área, produção, características de ocupação, emprego de irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas. O lançamento oficial do Censo Agropecuário 2017 no Rio Grande do Sul ocorreu na sexta-feira, 23/06, na sede da Emater/RS-Ascar. A estimativa é de que aproximadamente 425 mil estabelecimentos sejam recenseados no estado. Cerca de 20 mil propriedades estão na região de abrangência da coordenadoria do IBGE de Passo Fundo.
A informação foi confirmada pelo coordenador responsável pela unidade regional, Jorge Benhur Bilhar, que esteve em Marau na manhã desta segunda-feira, 26/06. Em reunião realizada no escritório municipal da Emater, Bilhar liderou o lançamento da comissão geográfica de estatística em Marau. No encontro, representantes das instituições da área agrícola acompanharam a divulgação de informações centrais sobre o trabalho a ser realizado em todo o país a partir do dia 1º/10. Segundo Bilhar, o IBGE atua para demonstrar aos agricultores as vantagens de receber os recenseadores e responder aos questionamentos. “Os questionário são reduzidos com itens que abrangem uma série de variáveis e repostas simples. Assim, o tempo de coleta será breve, mas essencial para tornar possível projetos e planejamentos que fomentem as políticas públicas da agricultura no Brasil”, destacou o coordenador – ouça no player de áudio.
O Censo Agropecuário 2017 é realizado com o intuito de subsidiar o Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Os resultados preliminares devem ser divulgados ainda em março de 2018. A coleta de informações segue até 28/02 do ano que vem.
No próximo domingo, 02/07, acontece o primeiro processo seletivo para a contratação de um coordenador para Marau, que será um polo regional do Censo. Já no dia 16/07, serão o concurso será realizado para os recenseadores, supervisores e agentes censitários municipal.
Comentários