Soja apresenta 1% da área total cultivada já colhida no Estado
Milho safrinha 57% do total plantado já estão colhidos
A cultura da soja avança no ciclo de desenvolvimento e 1% das áreas já foram colhidas e 10% está em maturação, 55% em enchimento de grãos, 28% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta semana pela Emater, a cultura apressa o ciclo com a estiagem e as perdas se intensificaram em regiões onde não ocorreram precipitações. Lavouras em estágios reprodutivos são as mais críticas no momento, representando 83% do total implantado.
Assim como avança o ciclo e a colheita do milho, intensificam-se as perdas. Do total implantado na safra, 57% estão colhidos, 20% em maturação, 12% em enchimento de grãos, 6% em floração e 5% em germinação e desenvolvimento vegetativo. A redução na produtividade reflete em menor estoque do produto no Estado, trazendo problemas de abastecimento para produtores de proteína e de gado de leite.
A próxima semana deverá ter volumes expressivos de chuva no RS. Neste sábado, 26/02, o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas, e a combinação de calor e umidade poderão provocar chuvas isoladas, típicas de verão na maioria das regiões. No domingo, 27/02, a chegada de uma frente vai provocar chuva, com possibilidade de tempestades isoladas em todo Estado.
Na segunda, 28/02, a nebulosidade associada ao deslocamento da frente fria ainda vai provocar chuva na maioria das regiões, principalmente na metade Norte. Na terça, 01/03, e quarta-feira, 02/03, ainda ocorrerá grande variação de nuvens em todo Estado, com períodos de céu encoberto e chuvas isoladas.
Os totais esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm na maioria das localidades. Na Campanha, Zona Sul, Alto Uruguai e no Planalto os valores oscilarão entre 50 e 80 mm e poderão se aproximar de 100 mm em alguns municípios. mínimo 5 meses para justificar o descontão!
Comentários