Declaração Anual de Rebanho terá novo prazo em 2024
Produtores rurais terão de 15 de abril a 14 de junho para realizar o processo
A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) alterou os prazos para a Declaração Anual de Rebanho, reduzindo o período de tempo disponível para realização do processo em 60% e adiantando o início do prazo. Em 2024, os produtores rurais terão de 15 de abril a 14 de junho para atualizar os dados junto às Inspetorias Veterinárias de seus municípios.
Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, o médico veterinário Maurício Flores, coordenador da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Marau, reforçou a importância do processo, uma vez que ele produz dados detalhados da produção pecuária do Rio Grande do Sul e contribui para o controle sanitário. Além disso, a declaração é obrigatória, no caso de atraso ou não realização do processo o produtor estará sujeito a advertência e multa, a depender do número de reincidência.
Como explica Maurício, o produtor tem duas alternativas na hora de declarar, presencial e online. No sistema presencial, basta ir até a Inspetoria Veterinária e Zootécnica para preenchimento ou entrega do formulário. Na opção online, o produtor pode acessar o site da Secretaria Estadual de Agricultura (Seapi) e através do seu login e senha realizar o processo. O primeiro acesso pode ser feito com auxílio da Inspetoria, também de forma presencial.
Comentários