Espaço da Agricultura Familiar é ampliado na Expointer deste ano
Baixar ÁudioEvento acontece de 4 a 12 de setembro
Foto: Divulgação/Governo do Estado
A comissão organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer, analisou e aprovou a documentação de 216 agroindústrias e empreendimentos de artesanato rural, plantas e flores inscritos para a feira deste ano, que acontece de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Está previsto que a feira tenha quatro vezes o tamanho da realizada em 2020, quando 52 estandes foram montados para o formato drive-thru, durante a Expointer Digital.
Para o diretor do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Flávio Smaniotto, o número de inscrições surpreende e mostra sinais da retomada da economia e da educação sanitária. Como o número de inscritos supera a quantidade de 180 estandes inicialmente sugerida pela Secretaria Estadual da Saúde, a comissão organizadora encaminhou ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde a proposta de novo desenho da distribuição das bancas dentro do pavilhão. Ainda conforme Smaniotto, o novo croqui permitiu encaixar mais estandes no espaço de sete mil metros quadrados, oportunizando a participação de todos os empreendimentos aprovados, sem desrespeitar os protocolos de saúde.
Ainda sobre a Expointer, foi confirmado que o formato drive-thru da agricultura familiar não irá se repetir neste ano. Líderes da Fetag apresentaram argumentos para não levar adiante a ideia de uma segunda edição deste serviço de vendas. Conforme a federação que representa o setor, uma consulta com as agroindústrias que participaram das vendas por este sistema na Expointer do ano passado demonstrou que elas preferem concentrar sua atenção no pavilhão, para otimizar os recursos e a mão de obra. Para o assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli, uma feira paralela também poderia desfavorecer expositores que não conseguiriam estar nos dois ambientes.
Comentários