Frente Parlamentar da Agricultura Familiar teme aumento nos juros do Pronaf
Plano Safra para a Agricultura Familiar foi anunciado nesta semana
O presidente da Frente da Agricultura Familiar da Câmara Federal, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), manifestou preocupação com o aumento dos juros do Pronaf, anunciado no Plano de Safra para a Agricultura Familiar, na segunda-feira, 22/06.
Com o aumento, os juros ficarão entre 0,5% e 5,5%, ante o limite de 4% no ano anterior. Algumas linhas, segundo ele, tiveram elevação de 50% nos juros. Schuch, teme o aumento na inadimplência do programa, em caso de problemas na safra ou instabilidade dos preços dos produtos.
O parlamentar destaca ainda que, proporcionalmente, o aumento de juros do Pronaf é superior ao do Plano Safra da agricultura patronal. Para Schuch, a ampliação do volume de recursos disponibilizados, de mais de R$ 28 bilhões, é o equivalente ao aumento nos insumos, que subiram de 20% a 25% no período.
De ponto positivo, o deputado cita o anúncio da presidência da Anater, uma reivindicação da Frente da Agricultura Familiar, e a promessa do governo de que em 30 dias o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciará um programa especial para o crédito fundiário, além da ampliação das compras dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Comentários