Turra apresenta dados referentes à roubo de cargas para Ministro da Justiça
Em 2016, foram mais de R$ 38 milhões em perdas
A violência vem causando prejuízos milionários para quem produz alimentos no Brasil. Números levantados pela Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, junto às agroindústrias produtoras de carne de frango, de ovos e de carne suína, indicam perdas de mais de R$ 38 milhões no ano passado, com roubos de cargas.
Foram mais de 1200 ocorrências ao longo de 2016, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Conforme os dados informados pelas empresas, foram desviadas quase quatro mil toneladas de produtos no período. Os roubos foram registrados, especialmente, em rodovias e áreas de desembarque de cargas.
Segundo o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, a maior parte dessas cargas é desviada para pequenos estabelecimentos, que vendem sem garantia de qualidade dos produtos. Ele acredita que os produtos sejam vendidos sem notas fiscais ou com notas frias em estabelecimentos que os adquirem ilegalmente e sem qualquer garantia de qualidade. Para Turra, o roubo de cargas também é um atentado contra a economia e contra a saúde do consumidor.
A ABPA apresentou os detalhes das ocorrências ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, em audiência realizada nesta semana, em Brasília. De acordo com o presidente da entidade, houve comprometimento por parte do ministro sobre a realização de uma ação incisiva contra esses crimes.
Comentários