Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Senar realiza curso de inseminação artifical em Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Capacitação é realizada através de parceria entre o Sindicato Rural e a Emater

Foto: Luiz Carlos/tuaradio

Garantir animais que forneçam qualidade e quantidade. Esse é um dos objetivos do sistema de inseminação artificial, bastante utilizado por produtores de leite e de gado de corte. Aperfeiçoar a técnica e capacitar pessoas para a sua aplicação, é o tema de um curso que está sendo realizado nesta semana, na Casa do Sindicato Rural de Marau. Conforme o instrutor, médico veterinário Igor Flores, a inseminação artificial permite o avanço genético dos animais e, consequentemente, o aprimoramento da renda dos produtores rurais.

Flores antecipa que durante o curso serão repassadas informações sobre a história do sistema de inseminação artificial, recria, manejo do gado, quadro de vacinação, genética de diferentes países, entre outros temas. São disciplinas teóricas e práticas. Segundo ele, a prática da inseminação artificial no gado leiteiro e no gado de corte, cresce entre 6% e 8% ao ano, no Brasil. Hoje em dia, na produção de leite, a inseminação artificial é utilizada em praticamente 100% das propriedades. Doze produtores participam do curso em Marau.

CAPACITAÇÃO

O curso de inseminação artificial é realizado através de uma parceria entre o Sindicato Rural de Marau e o Escritório Municipal da Emater, com orientação do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. As capacitações são gratuitas. Conforme Miguel Brocco, presidente do Sindicato Rural de Marau, o Senar possui uma dezenas de cursos, em diferentes áreas e qualquer grupo de pessoas podem solicitar um treinamento, tanto no meio rural como na área urbana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais