Marau registra alto nível de inadimplência em relação à vacinação da febre aftosa
Produtores rurais terão até o dia 30/11 pra vacinarem os animais
Foto: Reproduçaõ/ Internet
No início do mês de novembro começou, em todo o país, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Embora a vacinação e a comprovação da vacina sejam obrigatórias, o município de Marau registra um baixo índice de vacinação até o momento. De acordo com o médico veterinário responsável pela Inspetoria Zootécnica e Veterinária do município, Maurício Flores, há uma inadimplência de 63%, ou seja, somente 37% dos criadores de bovino aplicaram a vacina.
“Infelizmente o número de inadimplentes é muito alto. Os produtores têm somente até o dia 30/11 para estar em dia com o prazo. A orientação é que os produtores adquiriram as vacinas em uma casa agropecuária credenciada, aí vacinem os animais e apresentem a nota fiscal da aquisição das vacinas o quanto antes”, alerta o profissional.
A vacinação é obrigatória e quem não vacinar o rebanho, receberá notificação. Após notificado, o produtor terá que se dirigir até a Inspetoria Veterinária antes de adquirir o medicamento, para receber a autorização de compra de vacina. Além disso, o produtor vai receber multa por não ter vacinado o rebanho dentro do prazo. “Por ser obrigatória, ou o produtor vacina tudo em dia ou vacina fora do prazo, com multa”, finaliza o veterinário.
Comentários