Coleta de dados do Censo Agropecuária deve ser finalizada nesta semana
Se preferir, ouça esta informação clicando no player de áudio
Foto: Reprodução/EBC
Deve ser finalizada, até esta sexta-feira, 23/02, a etapa de coleta de dados do Censo Agropecuário pela unidade do IBGE instalada em Marau, que para esse trabalho responde também por outros sete municípios: Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Muliterno, Vanini e Vila Maria. De acordo com Marcelo Martins, um dos responsáveis pela atividade, o principal objetivo do Censo Agropecuário é levantar informações sobre aquilo que é produzido como lavouras e como criações.
No município, em torno de mil questionários foram aplicados e no todo da região, foram cerca de cinco mil visitas. Agora, segundo Martins, será feito o trabalho de checagem de dados com sindicatos e com a Emater, para verificar se todas as unidades de produção agrícola foram visitas ou se há necessidade de retornar para alguma localidade. Até o final de março os recenseadores ficam disponíveis para eventuais coletas de dados.
Todas as informações levantadas em campo passam, numa próxima etapa, pelo cruzamento de dados de outras pesquisas e estudos, para só depois, então, ser validado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Embora o resultado, portanto, demore para ser anunciado, algumas revelações já foram antecipadas pelos recenseadores. Conforme Martins, em Marau o destaque nas lavouras é a soja e nas criações é o gado de leite. Ouça a entrevista no player de áudio.
Comentários