Em torno de 40 mil hectares de soja devem ser plantados em Marau
A Agricultura e pecuária correspondem a 25,7% do PIB - Produto Interno Bruto de Marau
A principal cultura agrícola de Marau começa a ganhar força. A partir desta quinta-feira, 20/10, conforme a Emater, já há condições agroclimáticas para plantio de soja. A área a ser plantada é de quase 40 mil hectares. A segunda cultura em termos de área plantada é o milho. A Agricultura e pecuária correspondem a 25,7% do PIB - Produto Interno Bruto de Marau. Em nível de estado somente a soja, representa 20% das riquezas do Rio Grande do Sul.
A chefe do escritório municipal da Emater, Edivane Ferro, indica mudanças positivas de cenários para os agricultores se recuperarem frente à última safra, marcada pela estiagem. “Trabalhamos em cima de uma safra normal para que a gente tenha essa rentabilidade e esse retorno que muitos agricultores não tiveram na última”, concluiu Edivane.
Segundo Edivane, o boletim climático mais recente da Emater aponta para chuvas abaixo da média histórica na região de Marau. No entanto, o fato não preocupa desde que a chuva seja bem distribuída, a safra e o grão terão boa produtividade. O que é incerto será o último trimestre de plantio, de janeiro em diante, onde no ano passado a estiagem agiu fortemente, diminuindo a produtividade.
Comentários