Câmara Setorial das Culturas de Inverno debate questões ligadas ao trigo gaúcho
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Divulgação/Seapdr
Nesta semana foi realizada mais uma reunião da Câmara Setorial das Cutluras de Inverno, grupo de trabalho organizado a partir da Secretaria Estadual de Agriculura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Seapdr. Entre os objetivos dos encontros estão a discussão sobre o andamento das culturas, temas inerentes às lavouras e as políticas públicas de apoio. Conforme Roges Pagnussat, presidente da Asssociação das Empresas Cerealistas do Rio Grande do Sul, que integra o comitê, no encontro desta semana foi tratada a questão dos produtos que restam no solo durante o período de pré-colheita.
O presidente da Acergs lembra que existem no mercado os produtos que são permitidos por serem ambientalmente corretos e que não deixam resíduos prejudiciais nos grãos. A pratica de sanidade na lavouras é fundamental para que as culturas prosperem.
Na reunião técnica também foram divulgados números. A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - Farsul, acredita que da área plantada com trigo se tenha uma colheita de 3 milhões e meio de toneladas. A Emater também tem a estimativa de produtividade do trigo acima de 3 mil quilos por hectare. E a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, acredita que a produtividade das lavouras gaúchas chegue a 3.302 quilos por hectare.
Comentários