Conab destina mais três mil toneladas de milho para comercialização no RS
Unidades da companhia em Marau, Erechim e Cruzeiro do Sul já receberam o cereal
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Mais três mil toneladas de milho vão reforçar o estoque do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) para comercialização no Rio Grande do Sul. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, nesta semana, mais um edital para a contratação de frete, que deverá remover o produto para Santa Rosa.
O leilão será realizado no próximo dia 29 de dezembro, em caráter excepcional, devido à seca que atinge o estado, afetando os pequenos criadores gaúchos. A previsão é que o carregamento de milho comece a sair do Mato Grosso a partir do próximo dia 7 de janeiro para a unidade da Cotrirosa, cujo processo de credenciamento na Conab foi concluído nesta semana. Cerca de 200 criadores se cadastraram para comprar milho.
A medida atende a pedido do setor rural gaúcho para minimizar os efeitos da estiagem na produção agropecuária do estado. O aviso de frete foi assinado pelo novo presidente da Conab, Samuel Melo Júnior, e pelo diretor de Operações e Abastecimento da estatal, José Trabulo Júnior.
A Conab já havia contratado transporte para outras cinco mil toneladas de milho destinadas às unidades armazenadoras do estado: Marau, Erechim e Cruzeiro do Sul. Estas unidades estão abastecidas e as próximas cargas começarão a ser novamente embarcadas para o Rio Grande do Sul no próximo mês.
O ProVB permite que criadores tenham acesso aos estoques de milho do governo para alimentação dos plantéis de animais. No Rio Grande do Sul, o programa já atende produtores das regiões de Marau, Erechim e Cruzeiro do Sul.
Comentários