Conselho de Agropecuária divulga números da safra de verão em Marau
Números são razoáveis mas não rentáveis, segundo avaliam
Foto: Reprodução/Canva
O Conselho Municipal de Agropecuária de Marau esteve reunido nesta semana para fazer a avaliação da safra de soja e milho do município. Os números são levantados com o auxílio da associação dos profissionais do setor da Agronomia e da Emater.
Em entrevista para a emissora, o presidente, Rodrigo Coradi, revelou que no milho chegou-se a um total de 6.600 quilos colhidos por hectare, o que representa uma produtividade de 110 sacas por hectare. A expectativa era maior, explica ele, pelas condições climáticas favoráveis ao regime de chuvas. Porém, as lavouras sofreram com doenças e, especialmente, com pragas como a cigarrinha. Os profissionais do setor acreditam que possa haver uma queda na faixa dos 30% na área destinada ao milho na próxima safra de verão.
Já a soja, que também vinha de uma expectativa de produtividade elevada, fechou em 3.200 quilos colhidos por hectare – 53.3 sacas por hectare. Também houve frustração e ela foi ocasionada, conforme Coradi, por fatores como a incidência de ferrugem asiática. Os dados são razoáveis, na avaliação do Conselho Municipal de Agropecuária de Marau, no entanto, não tão rentáveis para o produtor rural.
A entrevista, na íntegra, está disponivel no espaço de podcast do site.
Comentários