Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Brasil é o primeiro país do mundo em utilização de agrotóxicos

por Ana Lúcia Jacomini

Impactos dessa realidade, na agricultura, no meio ambiente e na saúde, foram tema de debate

Em 2005, a Anvisa ampliou em 50 vezes para a soja e em 10 vezes para o milho o limite máximo de resíduos de glifosato
Foto: Divulgação

Há sete anos, o Brasil é o primeiro país do mundo em utilização de agrotóxicos. O mercado desse tipo de produto cresceu 190% no Brasil nos ltimos 10 anos, enquanto em nível mundial o aumento foi de 93%. Ao todo, 22 dos 50 princípios ativos mais utilizados nos agrotóxicos comercializados no Brasil estão proibidos nos principais países do mundo. Em 2005, a Anvisa ampliou em 50 vezes para a soja e em 10 vezes para o milho o limite máximo de resíduos de glifosato, isso para viabilizar o plantio comercial de variedades transgênicas. Em 2011, foram 853 milhões de litros de agrotóxicos utilizados no país.

Dados como esses preocupam especialmente no que diz respeito à saúde humana, que tem sentido os reflexos desse consumo desenfreado. A fim de evidenciar os efeitos do mau uso de agrotóxicos e o impacto na saúde humana e nos alimentos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na terça-feira, 15 de setembro, os debates do I Seminário regional de vigilância da exposição humana a agrotóxicos. O evento reúne agricultores, associações e sindicatos de trabalhadores rurais, profissionais de saúde, extensionistas rurais, acadêmicos e comunidade em geral.

Palestras

Na parte da manhã, o tema “Agrotóxico – agricultura tóxica” foi abordado pelo 1 Promotor de Justiça Especializada de Passo Fundo, Paulo da Silva Cirne. Também, a engenheira agrônoma e professora da UPF Claudia Petry versou sobre Agroecologia - caminhos para a autonomia e segurança alimentar”, e o tema Impacto dos agrotóxicos na saúde humana” foi abordado por Vanda Gariboti, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

A palestra “Programa de análise de resíduos de agrotóxicos nos alimentos, com Suzana Nitt, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, deu início às atividades da tarde e, ainda, Efeitos do mau uso dos agrotóxicos” foi o tema explanado pela engenheira agrônoma da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Agronegócios Maria Helena Benedetti. O seminário ainda contou com a presença de produtores rurais, que relataram suas experiências.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais