Iniciativa de arquiteta resulta em instalação de agroindústria no meio rural de Marau
Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio
Foto: Arquivo Pessoal
A realização de um sonho. Assim Jupira Matte define a instalação de sua agroindústria familiar, que recentemente entrou em funcionamento junto ao Sitio do Angico, localizado na Comunidade de Santo Antônio dos Triches – meio rural de Marau. A propriedade integra o Caminho das Águas e dos Sabores, rota turística criada em 2014. Arquiteta de formação e agricultora familiar por opção, Jupira agora comanda a produção de sucos e geleias.
De acordo com a agricultora familiar, que é bastante conhecida pela confecção de vinho artesanal, inclusive premiada nas mostras regionais, o carro chefe será o suco de uva. Porém, em entrevista para a Tua Rádio, ela explica que também serão feitos sucos de outras frutas da estação, como por exemplo, em janeiro, quando da inauguração, foi confeccionado suco de pêssego. As bebidas são naturais, sem adição de água ou açúcar. As geleias e chimias também seguirão a tendência colonial, sem o uso conservantes, apenas com adição necessária de açúcar, segundo Jupira.
A comercialização, no momento, está sendo realizada apenas no Sítio do Angico. A expectativa é de que nos próximos dias seja finalizado o processo de cadastramento junto ao Ministério da Agricultura e à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para o recebimento do selo Sabor Gaúcho, que dá direito ao rótulo e ao código de barras, com permissão para a venda em estabelecimentos comerciais. A matéria prima, ou seja, as frutas, parte é cultivada no próprio sítio e parte é adquirida de produtores da região.
Comentários